Inaugurada nova escola de educação especial em Campo Largo 15/12/2011 - 14:15

O governador Beto Richa e o prefeito Edson Basso inauguraram no dia 14 de dezembro uma nova escola básica de educação especial no município de Campo Largo. Denominada Professora Neusa Jokimsen Barbosa, a unidade tem capacidade para atender 200 alunos com deficiências intelectuais, motoras ou sensoriais. A obra custou R$ 2 milhões e foi financiada pelo governo estadual, por meio do Paranacidade.

A nova escola começa a funcionar em fevereiro, numa área construída de 2 mil metros quadrados, dividida em quatro blocos, onde serão atendidos alunos de 6 a 16 anos. Eles terão acompanhamento clínico de psicólogas, fisioterapeutas e de um terapeuta ocupacional. A estrutura da escola – que funcionava em sede provisória desde o ano 2000 – inclui também uma piscina. “Esta obra garante às crianças e adolescentes um atendimento de qualidade, com dignidade e respeito. Está de acordo com a intenção do governo de assegurar uma educação forte e moderna”, disse o governador, destacando ainda outros investimentos do governo em Campo Largo nas áreas de habitação, saneamento e pavimentação.

Richa lembrou que como prefeito de Curitiba inaugurou mais de 10 mil obras na cidade, entre elas muitas escolas de ensino especial. “As obras que entreguei com mais alegria foram as da área da educação, porque é isso que garante a emancipação dos cidadãos. Quando a educação vai bem todos os setores se desenvolvem juntos”, disse ele. Segundo o governador, mais 22 escolas municipais serão construídas no próximo ano com financiamento estadual. Richa também destacou a importância das parcerias com o governo federal e a boa relação do governo estadual com os prefeitos paranaenses.

ACESSIBILIDADE – Toda a estrutura da nova unidade foi projetada para garantir acessibilidade aos alunos com deficiências físicas e motoras. Paralelamente à escola irá funcionar o Centro Municipal de Atendimento Especializado, que ofertará atividades no contraturno escolar para os alunos, como sessões de fonoaudiologia e braille. O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, explicou que o objetivo é garantir mobilidade e integração para os alunos.

Ele agradeceu a presença do governador e destacou que todos os professores da escola têm especialização em educação especial, com habilitação em deficiência. A instituição conta com seis técnicos e 34 professores. “Campo Largo inaugura hoje uma mais modernas escolas do gênero no Paraná, que irá melhorar o ensino e promover integração social. Entendemos que educação é prioridade”, disse Basso.

Para a diretora Dirlene Freitas, as novas instalações da escola irão favorecer o desenvolvimento físico e motor dos alunos. “Temos agora um espaço maravilhoso, com infraestrutura adequada, bem protegido e espaço para educação física. É um sonho antigo dos pais e professores que se realiza”, afirmou.