Iniciada a escavação da trincheira da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais 14/04/2010 - 11:40

Começaram nesta quarta-feira (14) os trabalhos de escavação da trincheira da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, para implantação das pistas da Avenida Rui Barbosa. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, acompanharam o início dos serviços e informaram que toda obra estará concluída no fim do mês de julho. A trincheira está sendo construída pelo Governo do Estado por meio da Sedu e de sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Forte Netto anunciou também que até o fim de maio serão reabertas as duas pistas da Avenida das Torres (sentido Aeroporto/BR-376-Curitiba e sentido Curitiba-Aeroporto/BR-376). A reabertura é importante para que sejam concluídas as alças de acesso às duas avenidas. “A trincheira vai servir para a melhoria do transporte coletivo metropolitano e do tráfego de veículos em geral, e será fundamental para a mobilidade na Copa do Mundo de 2014, permitindo a ligação rápida entre o Aeroporto Afonso Pena e o centro de Curitiba”, disse.

DRENAGEM – Forte Netto e Ivan Rodrigues também vistoriaram os trabalhos de implantação de um túnel que garantirá a drenagem pluvial da região, escoando a água da trincheira no Rio Ressaca. O túnel terá cerca de 600 metros de extensão e está sendo implantado a dez metros abaixo do nível da Avenida das Torres. A Avenida Rui Barbosa, que está interditada deste maio do ano passado, passará sob a Avenida das Torres e fará a ligação entre o centro de São José dos Pinhais e o Bairro Afonso Pena, no mesmo município, e a Rodovia BR-277.

Também participaram da visita às obras a diretora presidente da Comec, Maria Letizia Abatte Fiala, o secretário de Obras de São José dos Pinhais, Nivaldo Carneiro, o diretor técnico da construtora Empo, Heron Cunha, além de técnicos da Comec e da prefeitura.

A construção da trincheira faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT), do Governo do Estado, e os investimentos são da ordem de R$ 11,3 milhões.