Ipardes registra desaceleração da inflação em Curitiba 18/06/2012 - 15:34

A inflação em Curitiba foi de 0,33% na primeira prévia de junho, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O Índice de Preços ao Consumidor nos 30 dias até 7 de junho desacelerou em relação ao mesmo período do mês anterior (0,76%) e também em comparação com a taxa de maio (0,50%).

O grupo que exerceu maior influência sobre o IPC foi Transporte e Comunicação, com queda de 0,78% nos preços e contribuição de 0,19 ponto percentual no índice. Caso o comportamento desse grupo permanecesse estável, o índice geral teria apresentado aceleração de 0,52%.

Dos sete grupamentos de produtos e serviços, cinco apresentaram desaceleração e queda nos preços ante os índices de maio. Dois grupos aceleraram: Alimentos e Bebidas e Despesas Pessoais.