João Negrão recebe faixa exclusiva de ônibus. Menor tempo de deslocamento beneficia 36 mil usuários da RMC 14/03/2023 - 16:08
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) comemorou a decisão da prefeitura de Curitiba em implantar uma faixa exclusiva de ônibus na Avenida João Negrão, entre as ruas André de Barros e Almirante Gonçalves. A medida era uma solicitação da Amep, definida após estudos realizados em conjunto com a Urbs, empresa responsável pela gestão dos transportes da capital.
A iniciativa irá beneficiar mais de 36 mil usuários que utilizam as linhas metropolitanas, incluindo a Afonso Pena/Guadalupe, Jardim Ipê/Guadalupe, Jardim Izaura/Guadalupe, Curitiba/Jardim Cruzeiro, Posto Paris/Guadalupe, Curitiba/Guatupê, Curitiba/Roseira, Izaura/Guadalupe (via Jardim Ipê), Curitiba/Fazenda Rio Grande, Fazenda/Guadalupe e Araucária/Guadalupe.
Devido ao congestionamento nas vias, muitos ônibus têm contabilizado atrasos na chegada ao destino final. Um exemplo disso é a linha Jardim Izaura/Guadalupe, que em horário de pico pode levar em média 1h10 para percorrer o trajeto, enquanto em horário fora de pico, esse tempo cai para cerca de 45 minutos. Período de deslocamento que poderá ser reduzido com a implementação das faixas exclusivas.
Está sendo estudada a possibilidade de implantação de faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Mariano Torres e Nilo Cairo, além da já existente Avenida João Negrão. A implementação dessas faixas exclusivas pode trazer benefícios significativos, tais como a redução do tempo de viagem dos ônibus e a promoção do uso do transporte público, resultando em uma diminuição do tráfego de veículos particulares e, consequentemente, uma melhoria na fluidez do trânsito na cidade.
A implantação da faixa exclusiva na Avenida João Negrão aconteceu nesta terça-feira (14). Para o presidente da Amep, Gilson Santos, a medida é muito importante para melhorar a qualidade do transporte público.
“A valorização do transporte coletivo é urgente e impacta diretamente o dia a dia da população. É menos tempo perdido no trânsito, mais qualidade de vida e economia. Razão pelo qual destacamos a sensibilidade da prefeitura de Curitiba nesse importante avanço e conquista para quem usa o ônibus como meio de transporte”, contou Santos.