Jogos da Juventude reúnem mais de: 5 mil atletas em São José dos Pinhais 07/11/2012 - 15:20

A maior concentração de atletas de 2012 começará no dia 08 de novembro em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A fase final da 26.ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná é organizada pela Secretaria de Estado de Esporte, com a participação dos municípios. Serão 5.202 atletas representando 99 municípios das 12 regionais do Esporte.

Também participam 879 dirigentes, entre técnicos, auxiliares e equipe de apoio dos municípios. A organização tem 340 árbitros para atuar nas 17 modalidades, 88 pessoas da comissão organizadora e mais de 120 servidores estão disponíveis na comissão executiva municipal.

Os Jogos da Juventude são disputados somente na divisão A: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e badminton. No basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol, além da divisão A, que reúne as melhores equipes de 2011, também há a divisão B, que reúne os melhores em cada uma das 12 regionais que buscam uma das duas vagas para a Divisão A no ano subsequente.

HISTÓRIA – Os Jogos da Juventude foram instituídos pelo Governo do Estado para preencher a lacuna entre os Jogos Escolares e Jogos Abertos. Em 1986, viu-se a necessidade de criação de uma competição voltada para o jovem que saía dos Jogos Escolares e ainda não tinha potencial para estar nos Jogos Abertos.

Sempre considerado um celeiro de atletas em todas as modalidades, o Paraná perdia suas promessas para outros estados, em razão desta lacuna esportiva, principalmente nas modalidades em que não havia campeonatos estaduais promovidos por federações.

O Governo do Estado instituiu a Fundação de Esportes do Paraná em 1987, quando o esporte já vivia uma nova visão de rendimento, primando pela qualidade e não a quantidade de participantes. Foi da Fundação de Esportes a ideia e em 1987 foi realizada a primeira edição dos Jogos da Juventude do Paraná. A cidade de Ponta Grossa foi a primeira sede da competição, com disputa no atletismo, basquetebol, handebol, natação e voleibol, nos naipes masculino e feminino, e no futsal e futebol somente no masculino.

REGIONAL – Em 1988, a segunda edição foi realizada em Foz do Iguaçu. Saiu da programação a natação, mas entraram tênis de mesa e judô. A segunda edição foi a última a ser disputada apenas em fase final. A partir de 1989, com o crescimento no número de municípios inscritos, o Estado foi dividido em regiões e foi instituída a Fase Regional, classificatória para a Fase Final.

A 3.ª edição dos Jojup, carinhosamente batizado assim, chegou a Londrina, em 1989. Voltou a natação na programação e foi instituído também o xadrez como modalidade oficial dos jogos. Em 1990 a competição teve as mesmas modalidades do ano anterior e foi realizada em Maringá. A cidade já despontava como grande força esportiva e teve em casa um dos seus melhores retrospectos. Foram sete títulos para a Cidade Canção.

NOVIDADES – Em 1991, Apucarana recebeu os Jojup com novidades. O beisebol masculino foi inserido nos jogos, além da ginástica artística feminina e masculina e a ginástica rítmica feminina. Na 5.ª edição dos Jojup já eram 13 modalidades esportivas.

Em 1992, a Fase Final voltou às origens. Ponta Grossa fez festa na 6.ª edição e incluiu o tênis no masculino e feminino. A cidade comemorou 10 títulos em casa. Foi a última vez que o beisebol foi disputado. A 7.ª edição dos Jojup foi realizada em Cascavel. Adquiriu dimensões imensas, e a cada ano se tornava mais competitiva.

Em 1994, a competição desembarcou em Campo Mourão. Naquele ano, na 8.ª edição dos Jojup, foi incorporado o ciclismo no masculino, mas foi a primeira sede a não mais contar com a ginástica artística que deixou de ser disputada nos Jojup.

Em 1995, a Fase Final dos Jojup foi realizada em Apucarana. Esta seria a última edição em que todas as equipes disputariam a Fase Regional antes de chegar à Fase Final.

DIVISÕES – Em 1996, na 10.ª Edição dos Jogos da Juventude, pela primeira vez repetindo consecutivamente uma sede na Fase Final, Apucarana, as cidades melhores colocadas no ano anterior em modalidades coletivas (futebol, basquetebol, futsal, handebol e voleibol) já estavam na Fase Final disputando a Divisão A, e as cidades campeãs em cada regional disputando a Divisão B. A competição ficou 50% maior e a estrutura oferecida pelo município atendeu à demanda da competição.

Em 1997, com o novo formato solidificado, a 11.ª edição dos Jogos da Juventude voltou a Cascavel. A cidade viu um desfile de grandes atletas. Neste ano não foi disputado as modalidades de tênis e tênis de mesa no feminino. Umuarama foi o palco escolhido em 1998 para o 12.º Jogos da Juventude. A Fase Final revelou grandes talentos, principalmente na nova modalidade a fazer parte da programação. O vôlei de praia passou a integrar os Jojup em 1998 pra não mais sair.

Depois de nove anos, os Jogos da Juventude voltaram a Maringá em 1999 na última edição dos Jogos no século XX. A edição de número 13 dos Jojup teve inserido na programação dos jogos o taekwondo no masculino e feminino.

SUDOESTE - Em 2000, Pato Branco recebeu pela primeira vez a Fase Final dos Jojup. A cidade do Sudoeste fez grande festa para receber as promessas esportivas do Estado. Em Pato Branco, o ciclismo feminino passou a integrar os Jojup, assim como o karatê masculino e feminino. O voleibol feminino de Curitiba iniciava um ciclo de títulos que só se encerraria em 2009.

Em 2001, o Noroeste do Estado recebeu a 15.ª Edição dos Jogos da Juventude. Umuarama sediou a Fase Final dos Jojup e viu pela primeira vez a modalidade de futsal ser disputada no feminino. Mas em Umuarama o taekwondo não foi disputado. Neste ano a ginástica rítmica de Londrina conquistou seu nono título seguido, iniciado em 1993.

Em 2002, Cascavel recebe pela terceira vez a Fase Final na 16.ª edição dos Jojup e também não tem inserido o taekwondo na programação.

CONQUISTAS – A 17.ª edição foi realizada em Campo Mourão. Em 2003 a cidade sediou pela segunda vez uma Fase Final de Jojup. O atletismo feminino de Londrina iniciou uma série de conquistas que durou sete anos consecutivos, encerrado no ano passado.

Em 2004, é Maringá que pela terceira vez sedia a Fase Final. Aconteceu na Cidade Canção a 18.ª edição dos Jogos da Juventude. Numa disputa particular entre Curitiba e Maringá no Judô, a capital iniciou em Maringá uma série de seis títulos seguidos (2004-2009), só encerrado em 2010.

Toledo, em 2005, recebeu pela primeira vez uma Fase Final dos Jogos da Juventude. A 19.ª edição foi realizada sem disputa na modalidade de tênis. A equipe da casa conquistou, pelo quarto ano seguido, o título na ginástica rítmica.

Em 2006, a Fase Final dos Jojup voltou a Pato Branco para a 20.ª Edição. A cidade recebeu os melhores atletas do Estado com o retorno do taekwondo e do tênis para a programação esportiva. Em 2006 Campo Mourão conquistou pelo sétimo ano seguido o título no tênis de mesa feminino.

NOROESTE – O Noroeste voltou a ser sede da Fase Final dos Jogos da Juventude, em 2007. Paranavaí sediou a 21.ª Edição do Jojup. O título do xadrez feminino ficou em Paranavaí que manteve o título por mais dois anos.

Em 2008, foi a vez de Cianorte receber a Fase Final da 22.ª edição dos Jojup, que foi a última a ver o karatê como uma das modalidades disputadas, só retornando neste ano. A equipe da casa comemorou o bicampeonato no futsal masculino.

No terceiro ano na região noroeste, a 23.ª Edição dos Jogos da Juventude aconteceu em Umuarama, que será a próxima sede dos Jogos da Juventude em 2013.

A 24.ª edição dos Jogos da Juventude foi realizada em Foz do Iguaçu, de 20 a 28 de novembro de 2010, no período mais tardio da competição que comumente era disputada nos meses de agosto e setembro. A cidade que recebeu a segunda edição em 1988 abrigou o Jojup 22 anos depois.

A edição do jubileu de prata, 25 anos de Jogos da Juventude foi realizado em Campo Mourão e a cidade sede mostrou mais uma vez que o xadrez é um dos esportes mais difundidos e praticados, vencendo no feminino mais uma vez.

GALERIA DE IMAGENS