Lapa comemora 244 anos como um dos destinos culturais do Estado 12/06/2013 - 14:55

O município da Lapa completa 244 anos no dia 13 de junho. O aniversário é comemorado juntamente com o dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da cidade, e coincide com o Dia do Turista. “O conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico são atrativos que merecem ser visitados”, afirma o secretário estadual do Turismo, Jackson Pitombo.

O Centro Histórico da Lapa é composto por 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante toda semana serão realizados eventos culturais e religiosos na Praça General Carneiro, localizada no centro da cidade.

As festividades começaram no dia 12 de junho, com a Missa dos Namorados e a tradicional Trezena de Santo Antônio. No dia 13 de junho, será celebrada a Missa Solene do Padroeiro Santo Antônio, seguida de almoço e apresentações culturais. No dia 15 de junho, serão entregues as Comendas “Heróis da Lapa” no Theatro São João. Ainda como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, haverá corrida rústica no dia 23 e etapa do Campeonato Paranaense de Mountain Bike, no dia 30.

CAPITAL DA CULTURA - Em 2011, o município foi escolhido como capital brasileira de cultura. A cidade tem rico patrimônio cultural e um dos mais importantes e conservados do Sul do Brasil. Como patrimônio cultural imaterial, podemos destacar as congadas, as festas religiosas e populares, bem como a gastronomia com forte influência do movimento tropeiro.

A Lapa, no sudeste do Estado, possui 2.094 quilômetros de extensão e tem cerca de 45 mil habitantes. Seu nome vem do vocabulário pré-céltico lappa, que significa grande pedra, ou grande laje, que forma um abrigo.