Lapa e Contenda recebem investimentos em infraestrutura 23/08/2017 - 16:02

A estrada municipal do Lara, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, será recuperada. O anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e pelo secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, durante visita à cidade no início da semana.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão previstas obras de pavimentação de quatro quilômetros a partir do entroncamento da BR-476 até a Usina Biodiesel Potencial Petróleo. A previsão de investimentos é de aproximadamente R$ 12 milhões e integraram o Programa Paraná Competitivo.
A obra será executada numa parceria entre o governo do Estado e a empresa, que será responsável por financiar o investimento e, em contrapartida, poderá obter abatimentos sobre os créditos futuros do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS).
“É uma parceria semelhante a que fizemos com a Klabin, em Ortigueira. Ajuda o município, a empresa e os moradores porque a estrada ficará em boas condições de uso e mais segura, a empresa poderá ampliar a planta instalada e a cidade ganha com geração de empregos e arrecadação de impostos”, explicou Rossoni.
Richa Filho disse que o governo está lançando um programa de recuperação de estradas no valor de R$ 2,3 bilhões. “Só aqui na Região do entorno da Lapa já investimos R$ 6,7 milhões”, disse.
O prefeito da Lapa, Paulo Furiati, destacou a "mão firme" do governo na recuperação das estradas. “São importantes melhorias que estão acontecendo nos trechos de alto tráfego”, disse.
Mais recursos – O Chefe da Casa Civil também oficializou outros R$ 8,2 milhões em financiamentos e investimentos para os municípios da Lapa e Contenda. Ele explicou que os recursos foram autorizados pelo governador Beto Richa para investimentos na infraestrutura, reformas de escolas e compra de equipamentos.
“São valores volumosos e que vão ajudar a estruturar as cidades e oferecer melhores condições de vida aos moradores. Também liberamos recursos para a compra de ambulâncias, academias ao ar livre e viaturas policiais. E autorizamos a reforma de cinco escolas nos dois municípios para que os estudantes tenham boas instalações”, garantiu.
Lapa – Ao todo, serão investidos pouco mais de R$ 5,3 milhões na cidade. O município foi autorizado a iniciar os procedimentos legais para financiamento, junto ao governo do Estado, de R$ 4 milhões através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). E vai receber R$ 350 mil através do Programa de Apoio aos Municípios (PAM II), cujo recurso é repassado a fundo perdido e sem necessidade de devolução.
Além disso, três escolas estaduais da cidade serão reformadas através do programa Escola 1.000, quando cada instituição recebe R$ R$ 100 mil diretamente na conta bancária e cabe à comunidade escolar definir as melhorias que serão feitas. As escolas estaduais beneficiadas são: General Carneiro, Manoel Antônio da Cunha e São José - Ensino Médio e Profissional.
O chefe da Casa Civil também autorizou a liberação de R$ 738 mil para a aquisição de cinco academias ao ar livre, um veículo Van, dois parques infantis para praças, uma ambulância e três viaturas para a polícia militar.
Contenda – No município foram autorizados repasses de quase R$ 3 milhões, sendo R$ 1,5 milhão através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e outros R$ 500 mil através do Programa de Apoio aos Municípios (PAM II), além da reforma de duas escolas – Adhelmar Sicuro e Pedro Jose Puchalski – e R$ 720 mil para aquisição de um veículo para atender os agricultores, um trator, duas viaturas para a polícia militar, uma ambulância e um kit para fisioterapia.
Uma das obras em discussão é a recuperação da PR 511, que liga o município à Balsa Nova. “É uma estrada antiga e que está em péssimas condições. Estamos fazendo estudos para executar a obra em parceria com o governo do Estado. E as conversas estão bem adiantadas”, explicou o prefeito Carlos Eugênio Stabach.