Liberado transito da trincheira na PR-415 em Pinhais 04/10/2016 - 14:30

O governador Beto Richa liberou no dia 03 de outubro o trânsito para veículos e pedestres na trincheira construída no cruzamento da PR-415, mais conhecida como rodovia João Leopoldo Jacomel, com a rua Jacob Macanhan e a avenida Camilo Di Lelis, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A trincheira foi mais uma importante etapa concluída nas obras de duplicação e modernização de 14 quilômetros da rodovia. Cerca de 25 mil veículos passam diariamente pelo trecho, e a rodovia é o principal trajeto de muitos motoristas para ir da residência até o trabalho.

Richa também visitou as obras do viaduto que está sendo construído em frente ao Carrefour e destacou a importância do empreendimento para a região. “É a maior obra viária executada na Região Metropolitana de Curitiba, que era aguardada há muitos anos pela população de Pinhais e de Piraquara”, afirmou. “Nosso governo decidiu executar a duplicação e modernização desta importante via, que demanda R$ 162 milhões do caixa próprio do Estado. Apenas nesta trincheira, foram investidos R$ 14 milhões”, disse o governador.

O tráfego, que já estava liberado sobre a trincheira no perímetro urbano desde julho, agora também será liberado na parte inferior. Neste momento, as equipes de trabalho contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fazem os últimos serviços e ajustes no local. Estão sendo concluídas as barreiras de proteção nos dois lados da trincheira, pavimentação das vias exclusivas para pedestres e ciclistas, sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, encaixe do pavimento novo com o antigo e a limpeza da área.

“A conclusão de mais uma etapa representa um avanço nos planos do Governo em melhorar as condições de diversas rodovias da Região Metropolitana de Curitiba. Além da João Leopoldo Jacomel, que faz essa importante ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, também estamos concentrando nossos esforços na restauração da Estrada do Cerne, em Campo Magro”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, José Richa Filho.

Além da rodovia, os quatro acessos laterais que ligam a PR-415 ao centro e aos bairros de Pinhais também serão liberados para o trânsito.

MAIOR OBRA – O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, afirmou que a duplicação da Leopoldo Jacomel é a maior obra já executada em toda a história do município. “É o maior investimento do Governo do Estado em nosso município”, disse. “Esta rodovia era o lugar onde tínhamos o maior número de acidentes de nossa cidade. Toda esta estruturação que está sendo feita em Pinhais vai resolver boa parte dos conflitos de trânsito de nosso município”, destacou Goularte.

Além de trazer mais segurança, a obra também dará mais agilidade aos motoristas que se deslocam em direção a Curitiba, disse o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli. “Há muito tempo esperamos por esta obra, que também vai contribuir com a valorização e o desenvolvimento de Piraquara”, ressaltou. “Nos horários de pico, não conseguíamos chegar em Curitiba em um tempo hábil. Com a obra, o trabalhador que reside em Piraquara e trabalha em Curitiba vai ter sua vida facilitada”, afirmou.

EXPECTATIVA – Joadir Resnauer mora em Curitiba e trabalha em Piraquara e aguardou ansioso pelo término das obras na trincheira. “A expectativa foi grande, eu passo todos os dias pelos desvios e acompanhei as obras desde o começo. A liberação do trânsito na trincheira vai representar um ganho de tempo, vai melhorar o fluxo de veículos e facilitar o deslocamento de todos”, disse.

Para quem trabalha em estabelecimentos próximos ao local das obras, a expectativa é de um trânsito mais seguro. “A conclusão da trincheira é muito importante para toda a população. Vai melhorar bastante, principalmente para os pedestres que atravessam a rodovia”, comentou a vendedora Carla Pereira.

O comerciante Adilson Soares Santos, morador de Pinhais, disse que a obra irá facilitar a vida de quem vive ou trabalha na região. “Os moradores estão ansiosos com a duplicação. O tráfego vai melhorar muito, principalmente a locomoção dos moradores de Pinhais e Piraquara que utilizam a rodovia para chegar a Curitiba”, contou.

OBRAS EM ANDAMENTO – Outra importante obra sendo executada é a fundação do viaduto próximo ao supermercado Carrefour, também em Pinhais. Só nessa etapa, 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço estão sendo utilizadas. A estrutura terá 200 metros de extensão e 26,60 metros de largura e irá isolar a linha férrea que passa pela PR-415, melhorando o fluxo de veículos e aumentando a segurança dos motoristas que passam pela região. A previsão é que as obras do viaduto sejam concluídas em 2017.

MODERNIZAÇÃO – O projeto de duplicação da PR-415 prevê uma série de obras feitas por etapas. Além da construção da trincheira e do viaduto, estão previstos dois bolsões de retorno, oito passarelas, seis muros de contenção, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias e iluminação central em todo o trecho.

Quando toda a duplicação for concluída, a PR-415 terá o número de pistas ampliado de duas para seis faixas, três em cada sentido da rodovia. O Governo do Paraná está investindo R$ 162 milhões em todas as obras.