Lideranças da RMC conhecem programas para a agricultura 19/03/2013 - 11:20

Lideranças de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tiveram a oportunidade de conhecer e discutir os projetos e programas da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Eles participaram de reunião com o secretário da pasta, Norberto Ortigara, no dia 18 de março. No encontro foram abordadas ações como o programa de distribuição de calcário, a Patrulha do Campo, para readequação de estradas rurais, e a compra de equipamentos para a bovinocultura de leite. O prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz, também esteve na reunião.

Para a compra e distribuição de calcário, Ortigara informou o repasse de recursos Mandirituba,Tijucas do Sul e Quatro Barras. Cada município receberá R$ 64 mil. Para a Prefeitura de Agudos do Sul serão repassador R$ 132,5 mil para o calcário, sendo R$ 80 mil referentes a 2013 e mais R$ 52,5 mil anunciados no ano passado e repassados neste ano. Em Agudos do Sul será possível beneficiar perto de 150 pequenos e mini-agricultores com o repasse de até 10 toneladas do insumo para cada um.

Em todos os casos, o secretário Ortigara pediu a apresentação de um projeto técnico, bem elaborado e justificado sobre qual produtor ou comunidade será beneficiada. O projeto deve ser acompanhado de documentação exigida pelo Tribunal de Contas. Os recursos serão repassados a fundo perdido para as prefeituras, que farão a licitação e comprarão o calcário para os produtores pré-cadastrados.

O calcário é um insumo agrícola que corrige o solo e aumenta a fertilidade. A previsão do Governo do Paraná é repassar às prefeituras R$ 33,5 milhões para a compra do insumo em 2013. Com isso, os agricultores conseguem elevar a produtividade e gerar mais renda na propriedade. A orientação da secretaria é que os municípios atendam os pequenos agricultores familiares.

Também foi abordado o programa Patrulha do Campo para readequação e melhorias de estradas rurais. Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão se unindo em consórcio para receber as máquinas da Patrulha. São 13 equipamentos, incluindo trator, retroescavadeira, e caminhões tanque, que vão trabalhar nas estradas. A contrapartida das prefeituras será assumir os custos com combustível e com os operadores das máquinas.

DESAFIOS - Entre os projetos de maior interesse das lideranças estão a instalação de um laticínio para processar o leite produzido na Região Metropolitana de Curitiba e, também, a construção de um abatedouro na região, específico para a produção de embutidos de carnes.

O secretário Ortigara orientou as participantes a se organizarem na elaboração de um projeto técnico que justifique melhorias para os agricultores, para determinadas comunidades. Ortigara reforçou a possibilidade dos municípios se unirem em consórcio, a exemplo do que já estão fazendo para receber os benefícios do programa Patrulha do Campo. “De forma organizada e justificada conseguimos apoiar de alguma forma os empreendimentos necessários”, afirmou. “Se não conseguimos todo o apoio, podemos compor com acesso a financiamentos bancários mais baratos por meio da linha do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, acrescentou.

O deputado estadual Francisco Bührer também participou do encontro.