Mais 20 escolas da RMC recebem obras descentralizadas
21/01/2014 - 11:10

Mais 20 escolas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) começaram 2014 com obras de reparos e melhorias. O pacote faz parte do Programa de Recursos Descentralizados, pelo qual cada escola recebe do Governo do Estado até R$ 150 mil para obras prioritárias. A Secretaria de Estado da Educação já repassou o recurso para as escolas, totalizando um investimento de R$ 2,8 milhões. Todas ficam na área metropolitana Norte.

No ano passado foram contempladas 239 escolas com obras descentralizadas em várias regiões do estado. Para esse ano a expectativa é de que mais 200 escolas sejam atendidas. Somados aos investimentos dos dois anos anteriores, 32 escolas da área metropolitana Norte receberam recursos descentralizados.

São beneficiados pelas obras os municípios de Almirante Tamandaré, Pinhais, Campo Magro, Cerro Azul e Adrianópolis, Piraquara, Campina Grande do Sul, Doutor Ulisses e Colombo. Os trabalhadores contratados para a obra são da própria região, bem como a aquisição de materiais é feita no comércio local. “Isso ajuda a movimentar a economia dos pequenos municípios, beneficiando a comunidade, desde os pequenos empresários, os comerciantes e trabalhadores”, disse Sergio Ferraz, chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte.

COMUNIDADE DECIDE - A própria comunidade escolar, junto com a direção, funcionários e alunos decidem onde o dinheiro será aplicado. No Colégio Estadual Guaraituba, em Colombo, uma comissão formada por funcionários, pais e alunos acompanha as obras. “Eu me sinto privilegiada por acompanhar a mudança que a escola está passando. É muito bom saber que a minha filha vai estar estudar em uma escola com conforto, não apenas na parte educacional, mas também na estrutura”, disse Silmara Wdicny, que participa da comissão.

Todo o forro da escola está sendo trocado, junto com as redes elétrica e hidráulica. O piso de madeira será trocado por cerâmica antiderrapante, que além de aumentar a segurança, também facilita o trabalho de limpeza.

Os banheiros estão sendo reformados e todas as portas das salas de aula serão renovadas. “A mudança mostra o carinho do Governo do Estado com a nossa escola e comunidade, pois o nosso pedido foi atendido. Com essa reforma a escola vai ficar mais agradável para os alunos que já estudam aqui e para os outros que virão”, afirmou Wilson Pires de Freitas, presidente do Grêmio Estudantil. O prédio construído em 1957, nunca passou por uma reforma desse porte.

No Colégio Estadual Tancredo Neves, em Colombo, também foi criada uma comissão para acompanhar os andamentos das obras. A reforma do refeitório, salas de aula, banheiros deve ficar pronta até o início das aulas. “Com o programa de Recursos Descentralizado ficou muito mais rápido e prático solucionarmos problemas que eram emergenciais na escola”, disse o diretor Francis Bolsi da Silva. Há 15 anos o colégio não passava por reformas. Mais quatro escolas vão passar por reformas no município de Colombo.

Veja quais são as 20 escolas beneficiadas na RMC- Área Norte

MUNICÍPIO ESCOLA RECURSOS