Ministério do Esporte prepara novo balanço de obras para Copa 2014 22/03/2012 - 13:28

Uma comitiva paranaense esteve em Brasília para participar de uma reunião preparatória do Balanço Geral da Copa, envolvendo as 12 sedes do mundial 2014. A reunião aconteceu no Ministério do Esporte e contou com a presença de representantes dos Ministérios do Esporte, Planejamento, Cidades, Turismo, Justiça e Casa Civil, além de diretores da Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDES, Infraero, Telebras e Consórcio Copa 2014, do Comitê Organizador Local - COL/FIFA.

A delegação paranaense reuniu o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, Clever Almeida; a engenheira Susana Lins Costa, que representou a Secopa Municipal; o engenheiro Edemar Meissner, do Ippuc; o arquiteto Carlos Arcos, do Clube Atlético Paranaense; o superintendente da Infraero, Antonio Pallu; Sandro Setim, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec; e Sergio Ghizzo, da Caixa Econômica Federal.

O encontro foi de ajustes da Matriz de Responsabilidades, pontuando cada setor, como mobilidade urbana, estádio, aeroporto, telecomunicação e segurança. O grupo operacional da Copa pretende divulgar o relatório atualizado, que será o terceiro Balanço da Copa, no final do mês de abril, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

No tema da segurança foram abordados os centros de comando, armas menos-letais, telecomunicações e operação. “Estamos elaborando um plano de aquisição federal e a contrapartida exigida. Vamos atuar com investimentos do Governo Federal em centros de comando, infraestruturas móveis e capacitação”, explica José Gomes Monteiro, do Ministério da Justiça.

Na área de telecomunicação, o diretor da Telebrás, Arthur Achilles, informou que os projetos de T.I. estão prontos, com rede de 30 gigas, disponíveis para a Copa do Mundo. “A Rede Nacional da Telebrás (PNBL) chegará nas 11 cidades-sede até maio de 2013, e em Manaus em dezembro de 2013”, confirmou Achilles.

Todos os nove projetos de mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana foram ajustados e atualizados. “Todas as licitações estão em andamento. Não pretendemos alterar nenhum dos prazos”, disse Clever Almeida, presidente do IPPUC.

O diretor da Comec, Sandro Setim, fez um relato das obras da Região Metropolitana, que envolve o Corredor Metropolitano e as Radiais, além dos projetos compartilhados, como Avenida das Torres, Marechal Floriano e o projeto SIM - Sistema Integrado de Monitoramento.

“O Paraná vem cumprindo com todas as suas metas e isto vai ficar muito claro no Terceiro Balanço da Copa, que será divulgado no final de abril”, disse o secretário Mario Celso Cunha.

Os paranaenses Ricardo Gomide e Joel Benin, do Ministério do Esporte, estão coordenando este trabalho de preparação do Balanço da Copa e já ouviram as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Brasília, Manaus e Salvador.

“Nesta quarta-feira (22), ouvimos Rio de Janeiro, Natal e Recife, fechando o ciclo de ajustes para o relatório oficial”, conforme Benin.

O secretário Mario Celso Cunha também esteve no Ministério do Turismo, onde acompanhou o secretário Faisal Saleh em reunião no gabinete do ministro, com a coordenadora-geral da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Suzana Dieckmann.

Participaram do encontro, Mauro Formiga, assessor especial do Ministro; Leopoldo Alves Junior, diretor do Ministério do Turismo; Sérgio Flores, diretor nacional de Marketing; Neusvaldo Ferreira Lima, diretor de infraestrutura turística do Ministério. Também estavam presentes Deise Bezerra, da Secretaria de Estado do Turismo, e Adriane Vortolim, do Instituto Municipal do Turismo.