Ministério pré-seleciona Cohapar para executar projeto do PAC em Campo Magro 09/02/2011 - 16:28

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) foi pré-selecionada pelo Ministério das Cidades para executar projeto do Programa de Aceleração do Crescimento da Habitação (PAC 2) em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba.

A empresa também participará de outro projeto pré-selecionado pelo PAC 2 na cidade. A pedido da prefeitura, a Cohapar será interveniente executora –prestará apoio na execução de projetos e obras – no atendimento de outras 1.209 famílias, que vivem nos bairros Boa Vista e Bom Pastor.

O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, reuniu-se no dia 09 de fevereiro, com o prefeito de Campo Magro, José Antônio Pase; a procuradora-geral do município, Elizabeth Miracami; e o secretário municipal de Urbanismo, Algimar Cichacewski, para discutir detalhes dos projetos e prestar orientações sobre obras já iniciadas na cidade. “Nossa equipe fará o possível para que o município atenda as famílias que vivem em área de risco ou irregulares”, disse.

ATENDIMENTO – Com os dois projetos, a Cohapar atenderá 2 mil famílias, com um investimento de R$ 38 milhões — os recursos são do Ministério das Cidades, com contrapartida do Governo do Paraná e da prefeitura. O projeto apresentado ao ministério prevê a construção de 800 casas no padrão da Cohapar. Como executora da obra para o município, a Cohapar realizará 700 regularizações e realocará 509 famílias.

Segundo o prefeito, o município já implantou a infraestrutura e encaminhará até o fim do mês os projetos para aprovação. “Essa é uma grande oportunidade que o governo federal e o Governo do Paraná oferecem aos municípios. Temos que aproveitar este momento de grandes investimentos em habitação popular”, enfatizou.

“Acredito na nova política habitacional do governo, que promete atender todos os municípios de maneira igualitária”, declarou a procuradora-geral de Campo Magro. “Temos que enaltecer o trabalho realizado e acreditar que as novas parcerias permitirão que mais famílias deixem a miséria para viver com dignidade”, acrescentou o secretário de Urbanismo do município.

OBRAS – A primeira fase do PAC da Habitação, em Campo Magro, atende 492 famílias, das quais 388 vão se mudar para casas novas, 42 terão os terrenos onde moram regularizados e 62 receberão benfeitorias em suas casas. O projeto prevê ainda a construção de cinco parques, num total de 61.380 metros quadrados, para evitar que aconteçam novas invasões na beira dos rios Passaúna e Bambeca. Os investimentos são de mais de R$ 13,2 milhões. Fonte SECS