Ministro do Esporte garante apoio para obras da Copa 13/06/2012 - 14:45

O governador Beto Richa afirmou no dia 12 de junho, durante encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Curitiba, que as obras de infraestrutura urbana, em curso no Estado para a Copa do Mundo de 2014, vão proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. Rebelo reafirmou que o ministério dará total apoio para que todas os projetos sejam concluídas no prazo e conforme as exigências da Fifa.

“Mais que obras e novos equipamentos que vão transformar a estrutura das cidades, teremos o desenvolvimento econômico e de novas tecnologias em diversas áreas”, disse o governador. Richa destacou que o Paraná receberá, até a realização do mundial, cerca de R$ 2 bilhões em investimentos, com recursos do governo estadual e de parcerias com o governo federal.

“A Copa é um momento de superação para o país e para o Paraná, e o ministério vai caminhar junto ao Governo do Estado e com a Prefeitura de Curitiba para realizarmos o mundial dentro das exigências necessárias”, afirmou o ministro, durante almoço na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Rebelo também visitou, pela manhã, o Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), que sediará jogos da Copa do Mundo 2014. “O Paraná conta com o estádio que é exemplo de sustentabilidade”, disse Rebelo. Segundo ele, as obras estão sendo executadas dentro do cronograma.

De acordo com o prefeito Luciano Ducci, as obras de mobilidade urbana e de infraestrutura serão concluídas até o fim do ano que vem. O município tem um programa de investimento de R$ 298,6 milhões. “Estamos cumprindo todos os prazos estabelecidos pelo ministério e pela Fifa e já realizamos todos os processos licitatórios necessários para as obras”, disse.

O secretário para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, disse que a visita do ministro a Curitiba foi importante porque o governo federal passa a ter um visão concreta dos projetos para o mundial, tanto em relação à situação do estádio quanto aos projetos de melhoria urbana.

PROJETOS – Nos últimos 30 dias, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) autorizou a abertura de licitações para execução das obras do Corredor Aeroporto–Rodoferroviária e do Corredor Marechal Floriano, que integram o PAC da Copa, no valor de R$ 69 milhões. Outro projeto autorizado é a requalificação da Avenida da Integração, no trecho entre os municípios de Curitiba e Pinhais.

O projeto do Corredor Aeroporto – Rodoferroviária, no valor de R$ 48 milhões, compreende a requalificação da Avenida das Torres, da divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais até o acesso ao Aeroporto Afonso Pena. Também inclui a requalificação das ruas Comandante Aviador José Paulo Lepinski e Rocha Pombo, em São José dos Pinhais.

O Corredor Marechal Floriano vai promover a requalificação da Avenida das Américas, em São José dos Pinhais. O valor é de R$ 21 milhões. Na da Integração será feito recapeamento, iluminação, drenagem e paisagismo numa extensão de 5,1 quilômetros, abrangendo seis vias já existentes. O investimento é de R$ 12,2 milhões.