Ministro do Esporte vem ao Paraná discutir projetos para a Copa do Mundo 24/02/2011 - 10:50

O governador Beto Richa se reunirá nesta sexta-feira (25 de fevereiro), em Curitiba, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e com o prefeito da capital, Luciano Ducci. A vinda do ministro ao Paraná foi confirmada pelo secretário especial para Assuntos da Copa, Mario Celso, que participou, nesta terça-feira (22), do Seminário Geral das Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014, em Brasília.

Mario Celso também disse que obteve do governo federal a garantia de que o Paraná receberá, entre junho deste ano e julho de 2013, recursos para obras essenciais em aeroportos, no valor estimado de R$ 73 milhões. Os recursos serão para ampliação de pistas e adequação dos terminais, para receber o fluxo de turistas, jogadores e profissionais de várias áreas que chegarão ao Estado para os jogos do Mundial. A informação sobre os recursos foi adiantada pelo assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha.

OBRAS – O seminário analisou os projetos e obras apresentados pelos representantes das cidades-sede do Mundial, com atenção especial ao meio ambiente. De acordo com o ministro Orlando Silva, este é o ano-chave para a preparação da Copa no Brasil. Está marcada para o mês que vem reunião da presidente Dilma Rousseff com 23 ministros, para avaliação das 12 cidades-sedes.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, os projetos apresentados até aqui estão dentro do prazo e não há qualquer restrição por parte da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Pelo Paraná, também participaram do seminário o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gil Fernando Polidoro; o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho; os vereadores Pedro Paulo (presidente da Comissão Especial da Copa), Valdemir Soares, Aladim Luciano e Paulo Frote, e a engenheira Suzana Costa, do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
­
AGENDA – O ministro Orlando Silva chegará a Curitiba às 9h30 e deve ir direto para a reunião, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico. Às 10h30 ele falará com a imprensa e, às 11h, visitará o Estádio Joaquim Américo, para em seguida retornar a Brasília.
­