Moradores de Bocaiuva do Sul fazem economia com unificação da tarifa
15/07/2013 - 15:40

A unificação da tarifa do transporte coletivo de Bocaiuva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está em vigor há um ano e três meses e mudou a vida de moradores. Antes de a medida ser anunciada pelo governador Beto Richa, os mais de 3 mil usuários diários pagavam quase 20% mais que os outros das demais linhas que compõem a Rede Integrada de Transporte (RIT).

O ônibus percorre 22 quilômetros pela Estrada da Ribeira (BR-476) de Bocaiuva do Sul até o terminal do Guaraituba, em Colombo. No terminal, os usuários têm as opções de pegar outro ônibus para Curitiba, Campina Grande do Sul e bairros de Colombo, sem pagar outra passagem.

Há dois anos, de segunda a sexta-feira, a doméstica Deolinda Bessa, 33 anos, usa a linha para ir trabalhar no bairro Jardim Social, em Curitiba. Ela disse que a tarifa unificada permitiu ela continuar no emprego. “Se não fosse a unificação e a integração do transporte eu não poderia nem trabalhar em Curitiba”, afirmou.

“Faço uma boa economia no final do mês”, destacou a dona de casa Vera Lúcia Brand Castro, que vai duas vezes por semana a Bocaiuva do Sul. Ela disse que seria muito mais complicado ir até o município se a tarifa ainda fosse mais alta que as demais linhas.

“Antes a gente pagava duas passagens para ir até Curitiba e uma tarifa maior”, declarou o aposentado Jackson Vanderlei Soares, morador há 20 anos em Bocaiuva do Sul.

“Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores do município, o único que tinha tarifa diferente das demais cidades da RMC atendidas pela Rede Integrada de Transporte. A medida contribui e fortalece a integração da Região Metropolitana de Curitiba e reduzir os desequilíbrios socioeconômicos entre a capital e municípios vizinhos”, afirmou Richa, durante o anúncio da unificação, em março do ano passado, em Bocaiuva do Sul.

TARIFA - Outra medida implantada pelo Governo do Estado que beneficia diretamente os usuários do transporte público de Bocaiuva do Sul foi a redução de R$ 0,10 no preço das passagens de ônibus que atendem o município, que não fazem parte da rede integrada.

A queda do preço na tarifa é resultado da isenção da cobrança do ICMS sobre o óleo diesel do transporte, também anunciada pelo governador Beto Richa em maio, e da queda do PIS e da Cofins para o setor, determinada pelo governo federal em junho.

A redução beneficia 3 milhões de usuários de 81 linhas gerenciadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) em 18 municípios. A redução no preço das passagens beneficia também passageiros de 18 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: São José dos Pinhais, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Colombo, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Piraquara, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Quitandinha, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Contenda, Agudos do Sul e Curitiba.

RIT - A integração do transporte metropolitano permite à população maior agilidade e menor custo no deslocamento entre as cidades e a capital. A Rede Integrada de Transportes garante a integração físico-tarifária entre Curitiba e Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiuva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Pinhais e Piraquara.

Constituída por 29 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba é a oitava mais populosa do Brasil, com 3,2 milhões habitantes, e concentra 30,86% da população do Estado. Também é a segunda maior região metropolitana do País em extensão.