Município de Tijucas do Sul recebe Estudo de Zoneamento Geológico Geotécnico realizado pelo ITCG em parceria com a Comec 27/02/2019 - 16:10

Presidente da comec gilson santos conversnado com prefeito de tijucas em seu gabinete, apontando para um mapa esticado em cima da mesa

O Instituto de Terras, Cartografia e Geologia – ITCG, em parceria com a Comec, realizou na manhã desta quarta-feira (27) a entrega do Estudo de Zoneamento Geológico Geotécnico do município de Tijucas do Sul.

O estudo é uma obrigatoriedade prevista no Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, para a revisão do Plano Diretor e alteração do perímetro urbano do município, indicando os diferentes tipos de solo, possibilidades de ocupação e áreas de risco da região.

O Presidente da Comec Gilson Santos destacou a importância do trabalho “sem o estudo o município não consegue ampliar áreas urbanas e, principalmente, criar projetos e obter recursos do Estado e da União. Agora, Tijucas passa a ter uma base de dados do seu território e poderá planejar seu desenvolvimento para as futuras gerações. É uma certidão de nascimento para o planejamento do município. Um belíssimo e importante trabalho do ITCG com a Comec”.

O Prefeito de Tijucas do Sul José Antônio dos Santos destacou a importância do estudo e a dificuldade dos pequenos municípios em desenvolverem este tipo de trabalho “são estudos caros e que dificilmente os municípios pequenos como Tijucas do Sul conseguem pagar. Porém são fundamentais. Este estudo possibilitará o destravamento do município. Uma grande dificuldade que encontramos quando assumimos esta gestão”.

Uma das principais características apresentadas pelo estudo são as áreas de risco, suscetíveis a escorregamentos de encostas e sujeitas a inundações e alagamentos, que podem trazer prejuízos socioeconômicos para o município. “Tijucas possui grande parte do seu território formado por um tipo de formação argilosa chamada Formação Guabirotuba. Um tipo de solo que requer atenção especial para construções pois a remoção de camadas superficiais do terreno pode dar origem a processos erosivos na região” destacou Milton Campos Representante do Departamento de Planejamento da Comec.

Estiveram presentes na reunião o Diretor Presidente da COMEC Gilson de Jesus dos Santos, o Prefeito de Tijucas do Sul Antônio César Matucheski, o Presidente da Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul José Antônio dos Santos, os Vereadores de Tijucas do Sul Manoel Marcos da Silva e Cicero Antônio da Silva, o Chefe de gabinete da presidência da COMEC Gabriel Hubner, o Representante do Departamento de Planejamento da COMEC Milton Brero Campos, o Diretor técnico da COMEC Felipe Constantino, o Engenheiro da Prefeitura de Tijucas do Sul Aleksander Versalli, os Geólogos do ITCG Dioclécio Falcade, Oscar Salazar Junior e Rogério da Silva Felipe, e as arquitetas da Comec Gabriela Lührs e Millena Reis.

O Estudo completo pode ser acessado abaixo
Integrantes da reuni˜åo posando para a foto segunrando o estudo entregue para tijucas do sul

Integrantes da reunião sentados na mesa olhando para a televisão que fica na parede onde está sendo exibida a apresentação do estudo feito

Fotos: Maurilio Cheli