Mutirão do Corpo de Bombeiros agiliza vistorias na RMC 04/10/2016 - 14:25

O 7º Grupamento de Bombeiros realiza nesta semana um mutirão para reduzir ao máximo o tempo de espera para a realização de vistorias e a análise de projetos de prevenção contra o incêndio e pânico na área de abrangência do grupamento. A ação faz parte das atividades de comemoração pelos 104 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. O mutirão segue até o dia 07 de outubro e o atendimento aos cidadãos é feito em todos os subgrupamentos da unidade na região Norte de Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo, Campina Grande do Sul e Campo Largo.

Com o mutirão, o tempo de espera para a vistoria cai de sete dias para um, e de análise de projetos de prevenção contra o incêndio e o pânico é reduzido de três para um dia. Além de todo o efetivo do grupamento, os alunos do Curso de Formação de Soldados também estão envolvidos com a atividade. “O esforço desprendido pela unidade com este mutirão reflete diretamente na comunidade, seja agilizando a abertura de novos empreendimentos, seja na manutenção da segurança dos já existentes”, disse o Comandante do 7º GB, tenente-coronel Ricardo Silva.

“Colocamos mais equipes nas ruas para agilizar os atendimentos, tanto para os usuários que já tinham solicitações pendentes quanto aos que fizerem o pedido durante a semana. Nosso objetivo, além de maximizar os procedimentos, é garantir locais seguros para a população ter acesso. Isso é bom para o comerciante, para o cliente e para o estado”, explicou o Chefe de Planejamento do 7º GB, capitão Marcos Adolpho Frederick Moro Galeazzi.

SOLICITAÇÃO - Para solicitar a vistoria para abertura e para renovação, o usuário deve acessar o site www.bombeiros.pr.gov.br e acessar o ícone “PrevFogo”. Devem ser preenchidos os dados pessoais do solicitante e do local a ser vistoriado. O Corpo de Bombeiros, com intuito de facilitar o processo de liberação, possibilita a dispensa do procedimento antes da liberação. Para usufruir desse benefício, o empreendimento deve ter 200 m2 (máximo), exercer atividade econômica de baixo risco e não possuir liberação especial, como por exemplo, reunião de público.

A vistoria periódica é um adequamento de medidas de segurança para os estabelecimentos, incluindo ainda a implementação de dispositivos de prevenção a incêndio e pânico. É feita quando um imóvel é construído e recebe o laudo de aprovação de que a edificação está de acordo com as normas e pode receber o “habite-se” e quando uma empresa pretende ocupar um imóvel para atividades econômicas e, para isso, necessita da vistoria para obter a certificação do alvará de funcionamento. Para mais informações sobre o procedimento, o usuário pode acessar www.bombeiros.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS