Na RMC, prefeitos destacam gestão municipalista do governo estadual 10/06/2013 - 11:46

Prefeitos do eixo Norte da Região Metropolitana de Curitiba, onde se concentra o Vale do Ribeira, elogiaram no dia 08 de junho a postura municipalista da gestão do governador Beto Richa, que esteve na cidade de Cerro Azul para a abertura da 48ª Festa da Laranja e 20ª Exponkan.

“Visitar essa festa ao lado de tantos prefeitos, é uma honra. Nossa administração está com os olhos voltados aos pequenos municípios, que a exemplo desta região, com a fruticultura, giram a economia do estado, geram riquezas e empregos”, destacou o governador Beto Richa.

O prefeito de Cerro Azul, Claudinei Braz, afirma que em parcerias como esta, entre governo do estado e municípios, quem ganha é a população. “Nossas conquistas já são reais: duas novas viaturas para a policia e uma ambulância”, disse Braz.

Este ano Richa entregou 18 ambulâncias para municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Um investimento de R$ 1,7 milhão na compra do lote, que melhorará o atendimento da saúde na região. Para a segurança de todo estado, estão sendo compradas 1.470 novos veículos, que atenderão as polícias militar e civil, os Institutos de Criminalística, Médico Legal e o Corpo de Bombeiros.

Para César Gibran Johnsson, prefeito de Rio Branco do Sul, “a atitude do governador de visitar os municípios com frequência é importante, porque gera diálogo e o governo pode acompanhar de perto a dificuldade de cada prefeito.

Os prefeitos também ressaltaram o apoio que têm recebido do Estado e os principais benefícios da parceria para o Vale do Ribeira. “”Com as visitas constantes que o governador faz em todo Vale do Ribeira, ele está conseguindo reativar a política na nossa região, trazendo vários benefícios, como a duplicação da rodovia dos minérios, que vai ajudar várias cidades”, avaliou o prefeito de Itaperuçu, Neneu Artigas.

No ultimo mês, Richa anunciou a duplicação de um trecho de 28,7 quilômetros da rodovia PR 092, na ligação entre Curitiba, Almirante Tamandaré e Itaperuçu. O projeto e as obras serão feitos em parceria com o Grupo Votorantim, que investirá R$ 181 milhões e marcam o início de uma série de duplicações na Região Metropolitana para melhorar a ligação entre as cidades, diminuir o tempo de deslocamento do transporte coletivo e trazer mais segurança aos motoristas e conforto aos passageiros.

Patrulhas do Campo - O prefeito de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo dos Santos, destacou a importância do programa Patrulhas do Campo, que melhoram as condições das estradas rurais para o escoamento da produção agropecuária. A cidade foi beneficiada com maquinário novo na semana passada.

“As nossas máquinas para a manutenção de estradas já estavam velhas, com mais de 40 anos. Essa ajuda vai gerar menos prejuízo para levar a produção do campo até às cidades e melhorar o lucro dos produtores”, afirmou Josiel ao lembrar que o município tem dois mil quilômetros de estradas rurais.

O Governo do Estado já entregou 24 Patrulhas do Campo para melhorar estradas rurais de 167 municípios organizados em consórcios. O programa do governo estadual prevê a entrega de 60 conjuntos de maquinário para os municípios até 2014. Trinta patrulhas já foram compradas. No total, 200 municípios serão beneficiados nesta primeira fase.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios