Novo contorno rodoviário levará desenvolvimento a Agudos do Sul 08/10/2013 - 10:41

O comerciante Iverson Pires, dono da Casa Rural de Agudos do Sul, não vê a hora de o contorno rodoviário da cidade ficar pronto. Pires afirmou que a obra, em que o Governo do Estado investe R$ 1,7 milhão, vai promover o desenvolvimento econômico de Agudos do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. “Quando o governo estadual fez melhorias no acesso da cidade, no ano passado, cresceu o número de fregueses. Imagina agora com o contorno novo”, disse o comerciante.

A estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, é concluir o trecho do contorno até o início do ano, construindo mais de 2 quilômetros, facilitando o trânsito na PR-281, no entroncamento com a PR-419. O novo contorno, retira parte do tráfego pesado da região e melhora a circulação de veículos, que hoje usam trechos com pavimentação de paralelepípedos.

DRENAGEM - As equipes contratadas pelo DER estão implantando a nova rede de drenagem, colocando galerias, que vão evitar pontos de alagamentos. A nova drenagem inclui também bueiros e caixas de captação de água. Depois de concluída esta fase, as equipes farão a nova base do pavimento, para depois colocar o asfalto novo. Ao longo do contorno serão colocados meios-fios e calçadas.

Para o metalúrgico aposentado Evaldo Knop a obra só traz beneficio a região. “Este acesso facilita quem mora na zona rural e quer chegar a Agudos. O chão de pedra estragava a nossa caminhonete, que vinha sempre carregada com 300 a 400 quilos de produtos agrícolas”, relatou.

Agundos do Sul tem pouco mais de 8 mil habitantes, a maioria na área rural. Para o agricultor e mestre de obras aposentado Patri Fernandes Ramos a obra ajuda a cidade crescer. “Quando pronto, ficará mais fácil andar pela PR-281, sem problemas com cruzamento. Para quem viaja é uma benção”, afirmou o agricultor

Outro agricultor, Demétrio João Narlok, morador de Agudos do Sul, acredita que o contorno facilitará a entrada na cidade. “Este contorno evita que os caminhões pesados passem por dentro da cidade. Também ajuda a nós, do campo, que precisamos levar nossos produtos para vender”, disse. O agricultor afirma que com o contorno fica mais fácil ter acesso aos serviços médicos, correio ou lotérica.