Novo modelo operacional no transporte coletivo de Araucária inicia dia 19
18/02/2015 - 17:40

A partir de 19 de fevereiro (quinta-feira) os terminais de Araucária Centro e Angélica, no município de Araucária, serão adaptados para um novo modelo operacional urbano e metropolitano. Os dois terminais continuarão com a integração entre Araucária e Curitiba. Porém, as linhas locais passarão a ser realizadas como uma rede urbana, cuja tarifa está sendo reduzida para R$ 2,50 para incentivar os deslocamentos locais.

Este modelo operacional é o mesmo utilizado em Campo Largo há muitos anos. Funciona da seguinte forma: os usuários de Araucária têm a sua disposição uma rede urbana de transporte ao custo de R$ 2,50 a passagem. Porém, se desejarem se deslocar para Curitiba, deverão pagar uma tarifa de R$ 3,30 e embarcar em um ônibus da RIT/M (Rede Integrada de Transporte Metropolitana) nos dois terminais ou ao longo do trajeto. Ao desembarcarem dentro dos terminais de Curitiba poderão pegar uma outra linha de ônibus sem a necessidade de pagar uma nova tarifa.

A integração entre os dois municípios está garantida pela RIT/M através das linhas: Araucária-Pinheirinho (que passa a ter como ponto de integração o terminal do Pinheirinho) e ligeirinho Araucária-Capão Raso (que terá como ponto de integração o terminal do Capão Raso).

Outra opção para se deslocar a Curitiba será a linha Araucária-Curitiba, com ponto final na rua Alameda Dr. Muricy.

No sentido inverso, os usuários pagarão a tarifa de Curitiba R$ 3,30 ou R$ 3,15 sendo transportados gratuitamente pelos ônibus metropolitanos até os dois terminais de Araucária.

SISTEMA

Estas medidas foram tomadas pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) em conjunto com a Prefeitura de Araucária. O objetivo é incentivar a mobilidade urbana e, desta forma, fomentar o comércio local, gerando oportunidades de negócios e empregos no município. Porém, sem prejuízo na integração entre Curitiba e Araucária, através da RIT/M.

O município de Araucária já tem uma rede urbana de transportes licitada pela Prefeitura e em operação . Para incentivar esta rede, a Prefeitura resolveu baixar a tarifa local, de R$ 3,30 para R$ 2,50 e assim previlegiar a mobilidade urbana. Para ter direito ao pagamento da nova tarifa o usuário precisa utilizar o cartão da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC).

Com esta medida os passageiros que usam exclusivamente a rede local serão beneficiados com a redução da tarifa urbana, como, por exemplo, muitas empresas e indústrias que empregam funcionários moradores de Araucária.

1) A mudança deste sistema em Araucária significa o início da desintegração da Rede Integrada de Transporte Metropolitana (RIT/M)?

Não. O que ocorre é uma mudança no modelo operacional urbano e metropolitano nos dois terminais de Araucária (Centro e Angélica). A integração entre Curitiba e Araucária será mantida através da RIT/M. Porém, as linhas locais passarão a funcionar como uma rede urbana cuja tarifa está sendo reduzida para R$ 2,50.

2) Por que ocorreu esta mudança?

Porque o município de Araucária já tem uma rede urbana de transporte em operação. Para incentivar o uso desta rede a Prefeitura decidiu baixar a tarifa local de R$ 3,30 para R$ 2,50 e, assim, privilegiar a mobilidade urbana.

3) Com essa alteração o transporte de Curitiba e Araucária deixa de ser integrado?

Não. A integração entre Curitiba e Araucária continuará pela RIT/M, através das linhas Araucária-Pinheirinho (que passa a ter como ponto de integração o terminal do Pinheirinho) e ligeirinho Araucária-Capão Raso (que terá como ponto de integração o terminal do Capão Raso). Outra opção para se deslocar a Curitiba será a linha Araucária-Curitiba, com ponto final na Rua Alameda Dr. Muricy

4) Na prática, qual é a mudança para os passageiros?

Os usuários de Araucária têm a sua disposição uma rede urbana de transporte com a passagem R$ 2,50.

5) Os usuários vão pagar mais?

Se os usuários pegarem apenas o ônibus da rede local, pagarão uma tarifa de R$ 2,50. Porém, caso desejem se deslocar para Curitiba, pagarão uma tarifa de R$ 3,30.

6) Por que é necessário fazer esta mudança?

Para que a rede metropolitana seja mais equilibrada e eficiente e para que os moradores de Araucária tenham maior incentivo para usar os serviços de sua cidade, fortalecendo a economia local.