Novo quartel dos Bombeiros dá mais segurança, dizem moradores de Pinhais 16/07/2013 - 15:45

Moradores e comerciantes de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão satisfeitos com o atendimento rápido e eficiente que os bombeiros do 3º subgrupamento têm realizado nessas primeiras semanas de funcionamento do novo quartel no município. A cidade tem 120 mil habitantes e, até maio, era atendida apenas pelas unidades do Corpo de Bombeiros de Curitiba e Piraquara, a cerca de 15 quilômetros de distância.

Em 30 dias de funcionamento a nova unidade já atendeu 118 ocorrências, como acidentes automobilísticos, incêndios em residências, incêndios ambientais e alagamentos. A nova unidade começou a funcionar antes mesmo de ser entregue oficialmente pelo governador Beto Richa dia 2 de julho. A estrutura foi implantada em terreno cedido pelo município e conta com um efetivo de 22 homens, caminhão de combate a incêndio, caminhonete e ambulância, que atua em conjunto com o Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).

O subgrupamento também realiza serviços de vistoria e certificação. A presença da unidade faz com que o tempo de análise desses serviços reduza de 60 para 30 dias. Três agentes da Defesa Civil Municipal ficam no local

O tempo gasto para deslocamento das equipes de resgate diminuiu de 30 para apenas 10 minutos, dependendo da região de Pinhais, o que garante mais segurança e tranquilidade à população. O morador Rodrigo Albiero, 32 anos, funcionário de uma montadora de automóveis. Há cerca de dez dias, ele acionou os socorristas do Siate para atender sua inquilina e vizinha que se queimou com óleo quente.

“Estava na minha casa quando ouvi os gritos. Ao entrar na cozinha para socorrê-la, percebi que a situação era muito grave e lembrei que havia uma nova unidade dos bombeiros aqui perto”, explicou ele. Rodrigo Albiero avaliou bem o atendimento dos bombeiros. “Eles foram muito eficientes e chegaram aqui uns oito minutos depois que telefonei. É muito bom saber que contamos com um serviço tão bom próximo da nossa casa. Foi tudo muito rápido, graças a Deus”, disse ele.

Outro usuário que avaliou bem o serviço dos bombeiros foi o motoboy de Curitiba Felipe Ângelo. Na semana passada, ele sofreu um acidente em Pinhais enquanto fazia uma entrega. “Foi um atendimento muito rápido, não demorou nem oito minutos. Minha profissão é de risco e é muito bom contar com um serviço como esse, de respeito de com rapidez”, disse Felipe, que sofreu luxações no joelho esquerdo.

Reinaldo Antonio Balduino, 56 anos, vai de bicicleta todos os dias trabalhar como massagista no Estádio Pinheirão, em Curitiba. Ele mora em Pinhais há 50 anos e destaca a importância da instalação dos bombeiros. “Para a nossa população foi muito bom. Eu, que uso bicicleta como meio de transporte, me sinto mais seguro agora. Graças a Deus nunca aconteceu nada comigo, mas as ruas são muito perigosas”, disse Reinaldo.

RESTRUTURAÇÃO - Com a inauguração quartel de Pinhais, 159 municípios paranaenses passam a contar com unidades do Corpo de Bombeiros, entre grupamentos, subgrupamentos, sessões e postos de Bombeiros Comunitários. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 3.329 bombeiros militares. Neste ano está prevista a incorporação de outros 819 soldados.

"Estamos investindo e reestruturando o Corpo de Bombeiros do Paraná com novas viaturas e quartéis para que possa prestar um serviço ainda melhor e levar mais segurança à população paranaense", afirma o governador Beto Richa. O quartel é classificado como subgrupamento, pois também realiza vistoria e certificação.

SERVIÇO – A nova sede do Corpo de Bombeiros de Pinhais fica na Rua Europa, número 241 (em frente a Copel), no centro da cidade. Em caso de ocorrências ligue para o número 193.