Obra da trincheira da Avenida das Torres interdita trânsito na Avenida Rui Barbosa 08/05/2009 - 11:20

A Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, será bloqueada ao tráfego de veículos no cruzamento com a Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, a partir de segunda-feira. O bloqueio, necessário para que seja iniciada a escavação da trincheira que está sendo construída no local, foi anunciado nesta sexta-feira (8) pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e pelo prefeito interino de São José dos Pinhais, Jairo Melo. A trincheira está sendo construída pelo Governo do Estado, por meio da Sedu e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), pelo valor de R$ 9,1 milhões, dentro do Programa de Integração do Transporte (PIT).

O secretário Forte Netto explicou que a escavação na Avenida Rui Barbosa terá duas etapas. A primeira, que começa na segunda-feira, vai ser feita ao lado da concessionária de automóveis Renault e inclui a construção de uma laje que dará sustentação à pista da Avenida das Torres no sentido Curitiba-Aeroporto. A segunda escavação será feita entre as empresas Balarotti e Nutrimental, ponto onde será construída a laje da pista no sentido Aeroporto-Curitiba. Para a construção das lajes, a Avenida das Torres será bloqueada parcialmente, o que começará a ocorrer, segundo o secretário Forte Netto, dentro de aproximadamente 45 dias.

TRABALHOS – Considerada obra emblemática do Governo do Estado na Região Metropolitana de Curitiba, a construção da trincheira teve início no segundo semestre do ano passado. Já houve a drenagem pluvial da região, a construção de um binário para o desvio de tráfego da Avenida Rui Barbosa, a demolição de um prédio onde funcionava uma farmácia e o estaqueamento para a estruturação da trincheira. Está em andamento a colocação de estacas de contenção e começaram a ser abertas as alças de acesso às duas avenidas.

Na obra serão utilizados 1.600 m³ de concreto; a terraplanagem vai movimentar 70 mil metros cúbicos de terra (equivalente a dez campos de futebol). Serão construídas nove alças de acesso: duas para o Aeroporto Afonso Pena, duas na Rui Barbosa sentido BR-277, duas para o centro da cidade e Avenida das Américas (em São José dos Pinhais), duas para Curitiba e um acesso para a BR-376 (sentido Sul). Serão feitos também 5 mil metros quadrados de calçadas em lajota de concreto, 2 mil metros quadrados de passeio, 4 mil metros lineares de águas pluviais, 43 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. Serão plantadas 1.035 árvores e 20 mil m² de grama.

TRÁFEGO – As duas pistas da Avenida Rui Barbosa ficarão bloqueadas entre a Avenida Rocha Pomba e a Rua Rio Grande do Norte, de acordo com o prefeito interino de São José dos Pinhais, Jairo Melo. Quem trafega no sentido centro/bairro, naquele município, deve virar à esquerda na Avenida Rocha Pombo e seguir pelas ruas Maringá, Loanda e Rio Grande do Norte. No sentido bairro/centro, a alternativa é entrar à direita na Rua Israel Andrade Pereira e seguir pelas ruas São José e Joaquim Nabuco. A partir de segunda-feira haverá placas indicativas dos desvios em toda a região abrangida pelas obras.

Quem se dirige de Curitiba para São José dos Pinhais, via Avenida das Torres, pode entrar à direita no Portal ou, então, também à direita na Rua São José. Por enquanto, o tráfego de veículos não será alterado nos dois sentidos da Avenida da Torres.