Obra do Governo do Estado melhora ruas de Curitiba e acesso a Pinhais 05/06/2013 - 14:37

Os moradores da Rua Santa Madalena Sofia Barat, em Curitiba, já sentem os benefícios da obra da Via Radial de Integração. Em execução pelo Governo do Estado, através da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) a obra faz parte do PAC da Copa e será mais uma opção de ligação entre Curitiba e Pinhais. Ao todo serão mais de cinco quilômetros de requalificação para melhorar a mobilidade urbana e segurança à população. A obra é considerada um dos grandes legados da Copa do Mundo para o Paraná.

Neide Menghini mora há quase 40 anos no local, desde que chegou a Curitiba. Ela conta que nunca pensou em sair do local e afirma que as obras valorizaram ainda mais o bairro e os imóveis da região. “O asfalto que eles fizeram aqui foi uma maravilha. Tudo aqui melhorou, nosso bairro melhorou e valorizou muito. Não saio daqui nunca mais”, diz Neide.

Do outro lado da rua, a vizinha de Neide, Dona Rachel Lucia Buzato, de 71 anos, mora na rua desde sua infância. Com o novo asfalto e a nova calçada em frente de casa, Rachel lembra do passado. “Eu brincava no banhado aqui em frente. Na época havia umas cinco casas, contando com a nossa”. Dona Rachel criou seus quatro filhos na velha casinha, que agora abriga o mais novo neto, Igor, de seis meses. “Eu gosto muito deste bairro e essas obras deixaram ele ainda mais bonito”, enfatizou.

PONTE RIO ATUBA - O investimento total na obra é de R$ 12 milhões, financiados pelo governo federal e contrapartida do Estado. As obras vão desde a Rua Santa Madalena Sofia Barat com José Zgoda, em Curitiba – onde as obras já estão praticamente finalizadas – até a Avenida Jacob Macanhan, em Pinhais. A ligação com a BR-116 (Linha Verde Norte) se dará na continuidade da Rua José Zgoda até a trincheira Gustavo Rattmann. A ponte do rio Atuba, que divide Curitiba e Pinhais, será alargada para permitir a regularização dos passeios laterais, mantendo duas faixas de tráfego.

O trabalho envolve drenagem, pavimentação, iluminação, ampliação da largura das ruas com implantação de estacionamento, meio fio, calçada, sinalização vertical e horizontal, ciclovia e paisagismo. Tudo isso dará mais qualidade de vida à população, além de valorizar a região.

Em Pinhais, a requalificação da Via da Integração se estende da rua Aristides de Oliveira até a Avenida Maringá. Nesta via, será feita duplicação no trecho entre as ruas Francisco Eugênio Gomes Pereira e Euclides da Cunha Ribas para adequação de duas faixas de tráfego, em sentidos opostos. A obra segue na rua Euclides da Cunha Ribas e finaliza no cruzamento com a Av. Jacob Macanhan.

COMÉRCIO – Outro benefício para a população local será a ampliação do comércio. Quando finalizada a obra, o crescimento do fluxo de veículos será inevitável, pois a via se constitui em uma alternativa ligando Curitiba a Pinhais.

“Vai beneficiar em todos os sentidos. Com certeza deu uma outra cara ao bairro”, diz Pedro Santos (44), dono de um minimercado na Rua Santa Madalena. Segundo o empresário, o fluxo de clientes no estabelecimento já ampliou e as vendas aumentaram. “Uma obra bem viável. O trânsito melhorou e o comércio melhorou muito”, reforça Rubens Martins (60), dono de uma microempresa de manutenção industrial.


GALERIA DE IMAGENS