Obra do novo sistema de abastecimento de Campo Largo entra na fase final 12/03/2015 - 15:53

Em breve a população de Campo Largo contará com moderno sistema de abastecimento de água. Agora, acontecem os testes dos equipamentos, com previsão de conclusão desta fase em abril. A partir desta data, também em caráter de teste, será iniciada a produção de água tratada.

No mesmo período também serão feitos testes de distribuição de água, de automação, de supervisão e controle de todas as unidades como boosters (bombas) e medidores de vazão e pressão. Esta fase deve durar 3 meses.

A Sanepar investe R$ 40 milhões na implantação do novo sistema de água de Campo Largo, que terá o Rio Verde como principal manancial. O abastecimento será feito com a água armazenada no lago. O novo sistema funcionará automaticamente. Por isso, do valor global investido, R$ 8 milhões foram aplicados nas instalações elétricas, de automação, de supervisão e controle do novo sistema.

O atual sistema de produção Itaqui será desativado no final de 2015, quando a nova estação de tratamento atingir sua plena capacidade. Serão mantidos em operação os dois poços do Guabiroba e a Estação de Tratamento de Água Cercadinho. Depois de desativada, a estação de tratamento de água Itaqui, com adaptações, passará a ter a função de reservatório.

Durante a fase de testes operacionais, os dois sistemas – Itaqui e Rio Verde – estarão em operação para garantir o abastecimento de água dos moradores de Campo Largo. “A integração do novo sistema de abastecimento de água com o já existente, e em funcionamento, representa uma das grandes dificuldades da obra”, diz Mário Emilio Samways, engenheiro da Sanepar responsável pelo empreendimento.

ESTRUTURA – Entre as principais unidades da obra, estão a execução de acesso, cinco travessias não-destrutivas na BR-277, onde foram implantados trechos de adutoras com diâmetros variando entre 100 e 200 milímetros, a construção da captação no lago do Rio Verde, com capacidade para 320 litros por segundo e a construção da Estação de Tratamento de Água, também com capacidade para 320 litros por segundo.

O projeto inclui ainda a implantação de quase 700 metros de adutora de 600 milímetros para transporte da água bruta do lago até a estação de tratamento, 8.700 metros de adutora de água tratada, 16 quilômetros de redes de distribuição de água, nove bombas, 28 válvulas redutoras de pressão e 23 medidores de vazão, além de adaptações na atual estação de tratamento de água Itaqui.

O início de operação de um sistema novo sistema requer cuidados e há necessidade de adequações. “A certificação ISO 9001, que garante a qualidade do processo de produção de água, será migrada para o novo sistema de produção”, destaca a gerente de produção, Rita Gorny Becher. A Sanepar conquistou a Certificação ISO 9001, em 1997, com o sistema de produção de água tratada Itaqui, em vias de desativação.

TRATAMENTO INÉDITO – Como prevenção, a estação de tratamento de água foi dotada de câmara de pré-oxidação para tratar a água que por ventura apresente indícios de floração de algas. A implantação do processo de tratamento de água por dupla filtração, composto de oito filtros ascendentes e oito descendentes em sequência, é inédita nos sistemas de abastecimento de água operados pela Sanepar.

A qualidade da água in natura do Lago Rio Verde deverá ser bem melhor do que a do Rio Itaqui, pois a decantação de sólidos que ocorre no lago deve facilitar o tratamento. Em contrapartida, os lagos são suscetíveis à proliferação de algas pela presença de matéria orgânica.

O novo sistema de abastecimento de água irá suprir a demanda atual de água tratada no município e a demanda futura até o ano de 2027, considerando-se a taxa de crescimento populacional de 3% ao ano. O projeto também prevê ampliação da capacidade de produção de água para 640 litros por segundo.