Obra em estrada rural beneficiará mais de mil moradores de Campo Largo 04/06/2014 - 11:24

Cerca de mil moradores da comunidade de Salgadinho, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, serão beneficiadas pela pavimentação com pedras regulares da estrada rural Sebastião Torezin. Vivem no local 230 famílias de italianos e poloneses.

Elas enviaram representantes para a solenidade realizada no dia 03 de junho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando o governador Beto Richa assinou a autorização da licitação da obra. Também assinaram o documento o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o prefeito da cidade, Affonso Portugal Guimarães.

Serão investidos R$ 1,99 milhão, com recursos a fundo perdido, repassados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com contrapartida municipal.

Beto Richa afirmou que o Governo do Estado está presente nos 399 municípios paranaenses, com obras, investimentos, ações e programas que contribuem para a vida da população. “Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas a partir das cidades e das comunidades onde elas vivem”, disse Richa.

O comerciante Domingos Bianco, que mora na comunidade há 40 anos, afirmou que a pavimentação da estrada é uma reivindicação de mais de 30 anos. “Quando tem sol demais, existe muito pó e quando chove tem muita lama. Com a obra, esse problema acaba e nós teremos mais conforto e segurança”, afirmou ele.

O governador falou sobre outros investimentos que beneficiam o município e destacou a obra do Contorno de Campo Largo, uma das principais vias de chegada e saída da capital. “A população sofria com o tráfego pesado de caminhões dentro da cidade, que agora foi desviado”, completou. A obra é fruto da retomada do diálogo entre o governo estadual e as concessionárias de pedágio.

Outros investimentos em Campo Largo, ressaltados pelo governador, são os da área de saneamento, que somam R$ 116 milhões desde 2011. Richa lembrou, ainda, da nova unidade do Hospital do Rocio, que é um empreendimento particular, mas vai ofertar leitos para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

PAVIMENTAÇÕES - Norberto Ortigara disse que, só por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento foram firmados 94 convênios com municípios para pavimentação de 600 quilômetros de estradas rurais com pedras irregulares. A mesma marca, de 600 quilômetros também, foi atendida pela Secretaria da Infraestrutura e Logística.

Ortigara explicou que, no caso de Campo Largo, a pavimentação será feita com pedras regulares, o que permite um trabalho mais duradouro e permanente. “O governo estadual apoia a prefeitura, porque sabe que manter estradas rurais é uma tarefa difícil e porque conhece a importância da região na produção de hortifrutigranjeiros”, disse Ortigara.

VIAS URBANAS – Também foi autorizada para o município a licitação para pavimentação de mais de 8.370 metros quadrados de vias urbanas no bairro Jardim das Acácias. Também serão construídas mais de 3.100 metros quadrados de calçadas.

O valor da obra é de R$ 908 mil, com contrapartida municipal de R$ 45 mil. Também será feito na cidade, com os recursos, a construção de mais de 3.100 metros quadrados de calçadas.

Em maio, o governador autorizou licitação para compra de equipamentos rodoviários, no R$ 8,4 milhões. Os recursos são do Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para os Municípios (Promap), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Fomento Paraná.

O prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, ressaltou que os recursos repassados pelo Governo do Estado são a fundo perdido. “O município está recebendo R$ 2,99 milhões a fundo perdido, o que é um recurso significativo. Quando conseguimos recursos do Estado para obras dessa importância, facilita a vida do município”, disse ele.

O prefeito destacou ainda que Campo largo já recebeu aumento de efetivo na segurança de nove bombeiros, 18 policiais militares e três policiais civis. A cidade também recebeu seis viaturas para a Polícia Militar, duas viaturas para a Polícia Civil e três veículos para o Corpo de Bombeiros (sendo um de combate a incêndio).

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; a diretora da Paraná Juliana Vosnika, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Tino Staniskewski, e o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Largo, Dirceu Mocelin.