Obras de infraestrutura para a Copa do Mundo estão dentro do cronograma 03/04/2013 - 15:29

As obras de infraestrutura para a Copa do Mundo em Curitiba foram debatidas no dia 02 de abril na sede da Infraero, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital. Segundo a câmara temática responsável por essa área, da secretaria estadual para Assuntos da Copa, boa parte do trabalho está dentro do cronograma.

O superintendente da Infraero, Antonio Pallu, explicou que os investimentos superam R$ 300 milhões no aeroporto Afonso Pena. “Já fizemos o recapeamento da pista principal, concluímos o novo terminal de cargas, entregamos o novo estacionamento com 2.200 vagas e estamos trabalhando em novos projetos, muitos já licitados”, afirmou Antonio Pallu.

Ele informou que os balcões de check-in passarão de 30 para 64, as esteiras de quatro para oito e as escadas rolantes de sete para 13, e ainda a ampliação do pátio de aeronaves, com mais 10 posições.

URBANO – As obras de mobilidade urbana do PAC da Copa, de acordo com o diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Setim, estão dentro do cronograma físico-financeiro. “Há o acompanhamento de pelo menos 12 órgãos fiscalizadores”, explicou o engenheiro.

“O grupo Gecopa, gestor nacional, está presente em Curitiba, verificando os cronogramas, e técnicos da Caixa Econômica Federal e da Comec estão fazendo a quarta medição que vai indicar 17% das obras do Corredor Avenida das Torres, dois pontos percentuais à frente do previsto, enquanto o Corredor Marechal Floriano atingiu 14,4% da obra, muito próximo dos 14,8% previstos”, informou Sandro Setim.

O projeto das Vias Radiais foi dividido em três lotes. A Via da Pedreira, orçada em R$ 21 milhões, começou no mês passado, com cronograma de 12 meses; a Alça da Avenida Salgado Filho está com entrega programada para dezembro de 2013. A obra mais atrasada, de acordo com Setim, é a Via da Integração, com custo projetado de R$ 13 milhões. Ele explicou que a empresa responsável já foi notificada e em três meses deverá se adequar aos prazos.

PARTICIPAÇÃO – O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, avaliou como importante a reunião na sede da Infraero. “Todos os integrantes da Câmara Temática da Infraestrutura puderam ver de perto os avanços em termos de ampliação e modernização do nosso principal aeroporto”, comentou Cunha.

A reunião foi coordenada pelo técnico da Compagás, Paulo Rogério Scholl, que é o presidente da Câmara Temática da Infraestrutura e contou com a presença do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim. Participaram do encontro os representantes da Copel, Sanepar, das secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística, do Planejamento e Coordenação Geral, e da Educação (Seed), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Câmara de Curitiba, Celepar, Central de Táxi, Prefeitura de São José dos Pinhais, Infraero, Ministério Público, Exército Brasileiro e Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Estado do Paraná (Siitep).