Obras de modernização avançam na Estrada do Cerne, em Campo Magro 08/03/2016 - 14:39

O trajeto pela PR-090, conhecida como Estrada do Cerne, em Campo Magro (Região Metropolitana de Curitiba), já está diferente. As obras de modernização da rodovia, coordenadas e vistoriadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), avançam e em vários pontos são feitos trabalhos de drenagem e terraplanagem.

As equipes começaram a pavimentar o trecho próximo da Prefeitura, na região Central da cidade. Nas proximidades do km 8 são feitos trabalhos de drenagem, com a instalação de manilhas. Logo no início da rodovia, no km 1, as equipes trabalham na construção de um muro de arrimo, para reforçar a estrada. Nesse ponto, serão duplicados quase dois quilômetros.

A rodovia faz a ligação entre Curitiba e Campo Magro e recebe um intenso fluxo de veículos todos os dias. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), diariamente 20 mil carros circulam nos dois sentidos da rodovia. “Essa obra vai trazer mais segurança e melhorar o fluxo de veículos na PR-090. Além disso, vai induzir o desenvolvimento econômico e social de Campo Magro”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O investimento do Governo do Paraná na obra é de R$ 24,7 milhões. Serão recuperados 11 quilômetros da rodovia, com pista dupla em dois quilômetros (a partir do Contorno Norte), e implantados quatro pontos com terceira faixa, sendo dois no sentido Curitiba e dois no sentido a Campo Magro.

Além disso, ao longo dos 11 quilômetros serão feitos acostamento e melhoramentos nos acessos aos bairros que ficam ao lado da rodovia. Atualmente a Estrada do Cerne é estreita e sem acostamento. A obra teve início no dia 4 de janeiro e os primeiros 400 metros da nova pavimentação já estão prontos.

As chuvas do início do ano atrapalharam um pouco o andamento dos trabalhos, mas agora o cronograma está em dia. A previsão de entrega da obra é para o final do primeiro semestre de 2017. Moradores e motoristas que passam todos os dias pela rodovia estão ansiosos para verem os trabalhos concluídos.

“Esta estrada é bem movimentada. Com a implantação do acostamento e da terceira faixa para caminhões vai ajudar bastante na segurança”, disse Roberto Tadeu, 62 anos, que trabalha como motorista em Campo Magro há dez anos.

William Czelusniaky, 32 anos, mora em Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba) e todos os dias passa pela PR-090 para entregar mercadorias em Campo Magro. “A obra vai trazer benefícios para a região. Tem muito trânsito e a estrada está bem irregular. Não tem acostamento na estrada, os ciclistas andam no meio da rodovia e os motoristas têm que desviar, é perigoso”, disse Czelusniaky.

HISTÓRIA - A Estrada do Cerne foi construída no governo de Manoel Ribas (1932/1945) como ligação entre o Norte Pioneiro e Curitiba para facilitar as exportações de café pelo Porto de Paranaguá. Parte da rodovia original foi pavimentada e revitalizada há 30 anos.

OBRAS RMC – A recuperação e ampliação da PR-090, entre Curitiba e Campo Magro, faz parte de um pacote de investimentos em andamento para diminuir os gargalos da Região Metropolitana de Curitiba.

Estão em execução a duplicação de 14 quilômetros da PR-415, entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, e a duplicação de 6,5 quilômetros da Rodovia da Uva (PR-417), entre Curitiba e Colombo. Já foram entregues os contornos de Campo Largo, com 11 quilômetros, e o de Agudos do Sul, entre a PR-281 e a PR-419, com 1,7 quilômetro.