PR investe na duplicação e conservação das rodovias estaduais 16/12/2016 - 16:02

O governador Beto Richa destacou, no dia 15 de dezembro, durante encontro em comemoração aos 70 anos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), as avanços na infraestrutura rodoviária do Estado, como a ampliação da duplicação de rodovias do Anel de Integração e outros investimentos na malha estadual. “Hoje o Paraná tem 500 quilômetros de duplicação, entre obras entregues ou em andamento, e mais 250 quilômetros já planejados”, disse o governador. O aniversário do DER é domingo, 18 de dezembro, e a comemoração reuniu engenheiros e demais profissionais do órgão.

Nas rodovias estaduais, o Governo do Paraná investiu, só neste ano, R$ 830 milhões em manutenção e conservação (R$ 430 milhões) e na recuperação de estradas danificadas pelas chuvas (R$ 400 milhões).

“Esses investimentos garantem o desenvolvimento econômico do Paraná e segurança para a população. E o DER tem um papel central neste processo, porque, além de comandar as obras de conservação, manutenção e recuperação da malha estadual, é também o principal responsável pela execução do maior programa de duplicação de rodovias paranaenses, planejando, executando obras e supervisionando o trabalho das concessionárias”, destacou Richa.

Ele disse que o Estado investirá ainda mais na malha rodoviária. “Com o ajuste fiscal, o Paraná tem hoje uma situação financeira privilegiada em comparação aos outros estados. Além de honrar compromissos com os servidores, o governo estadual projeta investimento recorde para o próximo ano. Na infraestrutura, queremos ampliar esse grande programa de manutenção e conservação das estradas, já em andamento, para acabar com os buracos nas estradas estaduais”.

No evento comemorativo, Richa entregou uma homenagem, um diploma simbólico, a Carlos Elke Braga, o mais antigo servidor em exercício do órgão. Quero agradecer, em nome dos paranaenses, a dedicação e o excelente trabalho realizado pelo DER, que tem atuado sempre com empenho e agilidade”, disse o governador.

De acordo com o diretor geral do DER-PR, Nelson Leal Júnior, atualmente o Departamento é responsável pela manutenção de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais. “Essa grande festa marca o expressivo trabalho realizado pelos servidores do DER. Nestes 70 anos, temos feito um trabalho muito importante na ampliação da malha rodoviária estadual, garantindo maior segurança, conforto e desenvolvimento ao Paraná”.

PRIORIDADE - O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o governo estadual projeta investir no próximo ano R$ 2,3 bilhões em pavimentação, restauração e conservação de rodovias estaduais. O montante destinado às rodovias faz parte do total de R$ 7,6 bilhões em investimentos previstos no Orçamento do Estado para 2017.

“Com a capacidade de investimento recuperada, o Paraná projeta investimento recorde para o próximo ano. Uma demonstração clara da prioridade do governo estadual para infraestrutura viária do Estado”, disse.

O secretário também destacou a contribuição dos servidores do órgão. “Hoje o DER do Paraná é o melhor do Brasil graças ao trabalho e à dedicação de seus servidores”.

HISTÓRIA – Quando o DER-PR foi instituído, em 18 de dezembro de 1946, o Paraná tinha cerca de 100 quilômetros de estradas pavimentadas. Hoje são 12 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, sendo 10 mil de malha rodoviária estadual e 2 mil de estradas federais geridas por concessionárias, além de milhares de quilômetros de estradas rurais, que exigem manutenção permanente.

O governador lembrou que nestes 70 anos, centenas de engenheiros, de diferentes gerações, passaram pelos quadros do DER, cada um deles dando a sua contribuição para a melhoria e a modernização da infraestrutura de transporte do Estado.

Gestões anteriores ampliaram significativamente a malha rodoviária estadual. Hoje este desafio é duplo: conservar as rodovias existentes e ampliar a malha.