PR lança Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama 02/10/2012 - 15:08
O Governo do Paraná lançou em Curitiba no dia 01 de Outubro, em parceria com a Associação Comercial do Paraná, o “Outubro Rosa”, movimento que ao longo de todo o mês promoverá ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce da doença. As atividades acontecerão nas 22 Regionais de Saúde do Estado, com apoio dos municípios e de 50 entidades apoiadoras da campanha.
A campanha visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Paraná registre neste ano 3.110 casos novos de câncer de mama. Somente em 2010, 759 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença no Estado. Em 2011, foram 799 mortes.
O secretário de Estado da Saúde, René José Moreira dos Santos, lembrou durante o lançamento – realizado no calçadão da Rua XV – que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a possibilidade de cura. Segundo ele, 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado. “A atenção primária à saúde é sem dúvida o primeiro ponto para o enfrentamento do câncer de mama, com ações de promoção e prevenção e incentivo ao autoexame, acesso ao exame clínico e, se for necessário, à mamografia”, disse o secretário.
O secretário informou que na quinta-feira assinará uma resolução que trata da vigilância da qualidade dos serviços de mamografia no Paraná. “Além de ter equipamentos em número suficiente, queremos garantir a qualidade dos exames, o diagnóstico preciso, que permite agilidade no tratamento”, disse.
Santos informou também que o governo do Estado trabalha para implantar em 2013 uma central de laudos e criar nas quatro cidades-sedes das macrorregionais (Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba) unidades de mama, que uniformizarão o padrão de qualidade no atendimento aos pacientes.
O secretário enfatizou que a mobilização da sociedade é tão importante quanto organizar serviços, promover ações de prevenção, promoção e assistência à saúde. “Quero agradecer a todos que se envolvem todos os anos nesta mobilização, principalmente as instituições parceiras da campanha”, disse.
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, disse que a entidade colocará a força do comércio a serviço da campanha. “O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres e nós não poderíamos nos omitir diante deste movimento, que é mundial. Por isso, trouxemos esta mobilização para o calçadão da Rua XV, um espaço de grande circulação de pessoas”, disse.
A secretária de Saúde em exercício do município de Curitiba, Ana Paula Penteado, lembrou que o foco do Outubro Rosa é sensibilizar mulheres para que cuidem mais da saúde, propondo atividades preventivas. “As mulheres sempre lembram de cuidar dos outros e muitas vezes esquecem do autocuidado”, destacou.
No Paraná, a campanha ganhou este ano um novo símbolo: um laço que reproduz o símbolo do infinito, chamando a atenção para a necessidade do cuidado permanente.
VITORIOSAS – Durante o lançamento da campanha, mulheres ligadas ao Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HumSol) apresentaram uma performance em favor da vida. A presidente do Instituto, Tania Mara Gomes, está curada de um câncer de mama e destacou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. “A prevenção ainda é o melhor remédio. Queremos que todas as mulheres se sensibilizem”, disse.
Também engajada na mobilização, Terezinha Possebom, 60 anos, descobriu o câncer de mama aos 54 anos e está curada. “Você muda a maneira de ver a vida. Passa a dar mais valor para as pequenas coisas e mais importância para sua família”, afirmou.
A campanha visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Paraná registre neste ano 3.110 casos novos de câncer de mama. Somente em 2010, 759 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença no Estado. Em 2011, foram 799 mortes.
O secretário de Estado da Saúde, René José Moreira dos Santos, lembrou durante o lançamento – realizado no calçadão da Rua XV – que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a possibilidade de cura. Segundo ele, 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado. “A atenção primária à saúde é sem dúvida o primeiro ponto para o enfrentamento do câncer de mama, com ações de promoção e prevenção e incentivo ao autoexame, acesso ao exame clínico e, se for necessário, à mamografia”, disse o secretário.
O secretário informou que na quinta-feira assinará uma resolução que trata da vigilância da qualidade dos serviços de mamografia no Paraná. “Além de ter equipamentos em número suficiente, queremos garantir a qualidade dos exames, o diagnóstico preciso, que permite agilidade no tratamento”, disse.
Santos informou também que o governo do Estado trabalha para implantar em 2013 uma central de laudos e criar nas quatro cidades-sedes das macrorregionais (Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba) unidades de mama, que uniformizarão o padrão de qualidade no atendimento aos pacientes.
O secretário enfatizou que a mobilização da sociedade é tão importante quanto organizar serviços, promover ações de prevenção, promoção e assistência à saúde. “Quero agradecer a todos que se envolvem todos os anos nesta mobilização, principalmente as instituições parceiras da campanha”, disse.
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, disse que a entidade colocará a força do comércio a serviço da campanha. “O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres e nós não poderíamos nos omitir diante deste movimento, que é mundial. Por isso, trouxemos esta mobilização para o calçadão da Rua XV, um espaço de grande circulação de pessoas”, disse.
A secretária de Saúde em exercício do município de Curitiba, Ana Paula Penteado, lembrou que o foco do Outubro Rosa é sensibilizar mulheres para que cuidem mais da saúde, propondo atividades preventivas. “As mulheres sempre lembram de cuidar dos outros e muitas vezes esquecem do autocuidado”, destacou.
No Paraná, a campanha ganhou este ano um novo símbolo: um laço que reproduz o símbolo do infinito, chamando a atenção para a necessidade do cuidado permanente.
VITORIOSAS – Durante o lançamento da campanha, mulheres ligadas ao Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HumSol) apresentaram uma performance em favor da vida. A presidente do Instituto, Tania Mara Gomes, está curada de um câncer de mama e destacou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. “A prevenção ainda é o melhor remédio. Queremos que todas as mulheres se sensibilizem”, disse.
Também engajada na mobilização, Terezinha Possebom, 60 anos, descobriu o câncer de mama aos 54 anos e está curada. “Você muda a maneira de ver a vida. Passa a dar mais valor para as pequenas coisas e mais importância para sua família”, afirmou.