Palestras sobre raiva orientam comunidades de São José dos Pinhais 12/07/2011 - 11:12

A secretaria de Agricultura e Abastecimento encerrou semana passada o ciclo de palestras informativas sobre a raiva nas comunidades de São José dos Pinhais. A medida foi estabelecida devido à ocorrência de mortalidade de herbívoros contaminados pela raiva na região. As palestras tiveram como objetivo incentivar os produtores sobre a importância de notificar a mortalidade de animais com sintomatologia nervosa, bem como a existência de abrigos de morcegos em sua propriedade ou nas redondezas.

Participaram das palestras 260 moradores das comunidades de Antinha, Catas Altas, Malhada, Castelhano, Purgatório e Pilão de Pedra, na região de São José dos Ponhais. A prefeitura municipal aproveitou a ocasião para distribuir vacinas antirrábica de herbívoros e carnívoros aos proprietários.

Os agentes de vigilância sanitária do município de São José dos Pinhais também participaram de uma palestra, onde foram orientados sobre como procederem em casos suspeitos de raiva ou de notificação de mortalidade de animais na área de foco.

As palestras foram desenvolvidas pela unidade veterinária de Curitiba, com apoio do chefe do Núcleo Regional e do Supervisor Regional.

De acordo com os técnicos do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), vários fatores contribuem para a ocorrência de casos da doença. Entre eles estão a falta de notificação à Secretaria da Agricultura por parte dos proprietários de animais e a falta da vacinação, recomendada nas regiões endêmicas para a raiva.

Nos animais de criação, a vacinação é feita a partir dos três meses de idade, com reforço após 30 dias, e depois uma vez por ano. É importante que os produtores vacinem principalmente os animais jovens porque a raiva não tem cura, além de ser uma zoonose, ou seja, passa dos animais para o homem. Por este motivo, as pessoas que tiveram contato com animal positivo para a raiva são encaminhadas à Secretaria da Saúde, que avaliará a necessidade ou não de vacinação pós-exposição.