Paraná acompanha balanço do governo federal sobre obras da Copa 15/09/2011 - 17:00

O secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, Mario Celso Cunha, representou o Paraná na segunda reunião de Balanço das Ações do Brasil para o mundial de futebol. A reunião aconteceu no Palácio do Itamaraty e contou com a presença dos ministros Orlando Silva (Esporte), Miriam Belchior (Planejamento), Mário Negromonte (Cidades), Wagner Bittencourt (Aviação Civil) e Leônidas Cristino (Portos).

Segundo o ministro do Esporte, até o final de 2012 o País terá com nove estádios prontos para a Copa. “Até a Copa das Confederações serão dez estádios concluídos, e até o final de 2013 todos os doze estádios das sedes estarão preparados", garantiu o Ministro do Esporte. Orlando Silva, falou a representantes de todos os estados e cidades-sede sobre a importância de zelar pela Matriz de Responsabilidade assinada em janeiro de 2010.

No encontro Mário Celso destacou a parceria entre Estado e município para a realização dos projetos elaborados para a Copa no Paraná. “Temos várias obras sendo realizadas em Curitiba com recursos do município e do Governo. Ainda virão outras, com verbas federais. Estamos também desenvolvendo ações em áreas como capacitação, turismo, segurança, cultura, saúde e ação social", disse o secretário.

O ministro das Cidades, Mario Negromonte, informou que o investimento em obras de mobilidade urbana vai chegar aos R$ 30 bilhões nas doze sedes e mais R$ 18 bilhões em cidades com mais de 700 mil habitantes. “Isto representa um grande legado aos Estados e Municípios", declarou. A ministra Miriam Belchior, do Planejamento, destacou que os preparativos para o mundial da Fifa devem ser realizados com transparência e competência.

"Há dois dias de se completar os 1000 dias da Copa do Mundo 2014, o ministro Orlando Silva foi muito feliz em reunir os demais ministros e representantes de todas as sedes para uma atualização dos dados da Matriz de Responsabilidade, mostrando que todos estão cumprindo seus compromissos, acompanhando os prazos determinados, numa perfeita harmonia dos governos federal, estaduais e municipais”, afirmou Mario Celso Cunha.

O secretário de Curitiba para Assuntos da Copa, Luis de Carvalho, o presidente do IPPUC, Cléver Almeida, e do presidente da COMEC, Gil Polidoro, também participaram do encontro, que reuniu também a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.