Paraná ampliará rede de atenção à população de rua 11/05/2012 - 10:13

O Governo do Estado vai implantar o primeiro Centro Estadual de Defesa para População em Situação de Rua, em Curitiba. A decisão foi anunciada no dia 08 de maio, na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a audiência pública sobre as violações sofridas pela população em situação de rua e implantação da política nacional do setor.

O Paraná também vai ganhar ainda este ano cinco unidades de Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o serviço de acolhimento será ampliado para 1,6 mil pessoas. Os recursos para construção das unidades e ampliação do atendimento serão do Governo Federal. Com as novas unidades o estado passará a contar com treze centros especializados de atenção a população de rua fortalecendo essa rede de atendimento.

Entre as ações que serão implantadas em breve está a organização dos serviços dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de maneira regionalizada e a capacitação das equipes de proteção social especial que atuam nos Creas e nos Centros POP.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - O evento que contou com a participação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social; Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e demais secretarias tem o objetivo de promover um trabalho integrado para avançar na implantação da política pública para população em situação de rua no estado.

Segundo a coordenadora de proteção social especial da Seds, Mara Cristina Ferreira, a meta do governo é fortalecer a rede de atendimento a população em situação de rua no Paraná. “A proposta do governo é debater em todas as instâncias a questão de atendimento à população de rua, desde sua implementação, até o planejamento das ações que possam proporcionar uma vida mais digna e de inclusão dos grupos”.

Durante a audiência pública, também foram abordados temas como a expansão dos serviços de média e alta complexidade para melhorar o assessoramento aos municípios e garantir a adesão a Política Nacional da População em Situação de Rua. Além dos técnicos da Secretaria da Família, também participaram do debate representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.