Paraná apresenta projetos no maior encontro metroferroviário da AL 14/09/2016 - 15:10

A vice-governadora Cida Borghetti participou da abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária no dia 13 de setembro, em São Paulo, e é considerado o maior evento do setor na América Latina. Cida apresentou projetos ferroviários considerados fundamentais para a infraestrutura e logística do Paraná, entre eles, o Trem Pé Vermelho, o sistema de transporte por trilhos na região metropolitana de Curitiba e o corredor de exportação ferroviário do porto de Paranaguá.

“Este evento nos coloca em sintonia com o que há de mais moderno para o setor no mundo. Cabe ao nosso governo buscar parcerias e investimentos para viabilizar os projetos paranaenses”, disse. O encontro, considerado o maior da América Latina, prossegue até sexta-feira (16) e discute temas para a melhoria contínua do transporte sobre trilhos no país. A vice-governadora reforçou o bom ambiente para negócios e o interesse do Governo do Estado em parcerias com a iniciativa privada. “O Estado do Paraná continua em expansão como uma das principais economias do país e a opção pelo sistema ferroviário dará o suporte necessário para um transporte mais eficiente”, afirmou.

DETALHADOS - Os projetos e ações do Governo do Paraná serão detalhados por técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral em palestras e painéis nos próximos dias. Considerado referência como espaço estratégico de discussão sobre as perspectivas e soluções para a mobilidade de cargas e passageiros sobre trilhos, o evento oferece palestras nacionais e internacionais, apresentação de mais de 40 trabalhos técnicos, oficinas e painéis temáticos.

De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), Emiliano Stanislau Affonso Neto, o encontro busca discutir opções que tragam eficiência às cidades. “A expectativa é chegar ao fim do encontro com propostas que ajudem o país a retomar o crescimento”, afirmou.

TREM PÉ VERMELHO - A ferrovia de pouco mais de 150 quilômetros deve passar por 13 cidades do Norte e Noroeste com a previsão de transportar mais de 30 mil passageiros por dia. De acordo com o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o Paraná quer uma ferrovia de passageiros moderna, segura e ágil para estimular o desenvolvimento harmônico e integrado.

“Nós acreditamos muito na viabilidade deste projeto que vai melhorar a integração da região, os investimentos, a infraestrutura e logística local. Estamos caminhando a passos largos na sua elaboração”, garantiu. O projeto está em andamento e atualmente em fase de manifestação de interesse, contando com a participação de três consórcios de empresas nacionais e internacionais.

PARANÁ NORTE - Em consonância ao projeto do Trem Pé Vermelho, está sendo desenvolvido o plano da Metrópole Paraná Norte. Trata-se de um eixo de desenvolvimento regional passando por 13 cidades, englobando uma população de 1 milhão e 600 mil habitantes, onde o principal transporte será o Trem Pé Vermelho.

A região, que possui um PIB aproximado de R$ 30 bilhões, é formada por uma rede de cidades integradas, tanto física como politicamente, e vem atraindo brasileiros de todas as regiões do país, em busca de emprego e qualidade de vida. “Temos ali três importantes regiões metropolitanas, compartilhando responsabilidades, executando políticas públicas de interesse comum no transporte coletivo, saneamento, habitação, resíduos sólidos, entre outras”, salientou Cida Borghetti.

PROJETOS - Além do Trem Pé Vermelho, o governo vai detalhar mais dois projetos considerados importantes. O primeiro é o sistema de transporte metropolitano por trilhos na região metropolitana de Curitiba, que com 3 milhões e 200 mil habitantes precisa da implantação de novos eixos de transporte.

Outro estudo em andamento é o corredor de exportação ferroviário do Porto de Paranaguá, que tem o desafio de dar maior eficiência ao agronegócio paranaense. O corredor de exportação de Paranaguá terminou o primeiro trimestre deste ano com movimentação de 4,66 milhões de toneladas de grãos, uma alta de 19% em relação a 2014.

METROFERR– Realizada paralelamente ao Congresso, a Metroferr Expo é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, entre outros, que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado metroferroviários. Outro evento simultâneo é o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – Aeamesp, que premiará trabalhos técnicos na área.