Paraná integra Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação 05/12/2012 - 13:32

A Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurada no dia 04 de dezembro, vai permitir que as universidades do Paraná façam videoconferências com a Secretaria estadual, sem necessidade de deslocamento, e que o Estado participe das decisões nacionais. A primeira reunião virtual da rede contou com a participação do ministro Marco Antônio Raupp, do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e do presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Teixeira.

O secretário paranaense da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, falou em nome dos três estados do Sul. A participação do secretário foi feita a partir de Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, onde inaugurou o Centro Mesorregional do Leite. Alípio Leal avalia que a infraestrutura vai aproximar os Estados e disse esperar que a ferramenta contribua para diminuir as diferenças regionais.

A rede reúne as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em uma infraestrutura avançada destinada a ensino e pesquisa, a rede Ιpê. A rede Ipê, rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho, é planejada e mantida pela RNP, organização social supervisionada pelo ministério.

Conforme divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a rede de gestão aumentará a comunicação entre as secretarias, ampliará a participação dos gestores estaduais na elaboração de políticas e programas, promoverá o treinamento de pessoal e reduzirá os custos com reuniões.

Como parte do projeto, as secretarias foram conectadas às redes metropolitanas locais e tiveram seus técnicos treinados pela Escola Superior de Redes (ESR) para operar um sistema moderno e avançado de videoconferência. Dessa forma, a rede de gestão pode apoiar, por exemplo, projetos de fomento à universalização de acesso à internet e de busca de soluções alternativas.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a reunião virtual dos secretários de todo o país, na tarde desta terça-feira, foi um símbolo da política para o setor que pretende implantar no Brasil, com a participação de todos os Estados. “Vamos decidir em conjunto o que queremos”, afirmou.