Parceria entre Cohapar e Prefeitura de Colombo beneficiará 528 famílias 28/01/2015 - 16:02

Dois convênios assinados no dia 27 de janeiro pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, e pela prefeita de Colombo, Beti Pavin, vão beneficiar 528 famílias do município. Os projetos preveem a parceria de trabalho entre o Governo do Paraná, município, e governo federal na construção de 272 casas populares com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e outras 256 por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As novas moradias atenderão dois públicos distintos: as unidades do FAR serão destinadas a realocação de famílias residentes em áreas de risco no município, na Vila Liberdade. Já os imóveis do FGTS servirão para o atendimento via financiamento de moradores cadastrados na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação de Colombo.

Para Justus, a parceria representa a reafirmação do compromisso do governo estadual em prestar total suporte aos municípios no planejamento e execução de projetos habitacionais. “O governador Beto Richa encara a habitação popular como uma prioridade do seu governo e a Cohapar está sempre aberta aos municípios para que possamos trabalhar na redução do déficit habitacional do Paraná”, afirmou.

Segundo a prefeita Beti Pavin, o suporte do governo do Estado e do governo federal é determinante para a viabilização das obras. “São projetos aguardados há anos por famílias que residem em condições precárias ou sofrem para pagar aluguel, mas que através da parceria entre o poder público deverão acontecer”, disse.

COLOMBO – Desde 2011, o trabalho integrado entre governo estadual e prefeitura beneficiou 1.090 famílias do município. Foram construídas 188 casas populares e entregues 902 títulos de propriedade, que representam investimentos de mais de R$ 7 milhões em recursos federais, estaduais e municipais.