Pavimentação da PR-092 anima moradores de Cerro Azul e Doutor Ulysses 18/03/2013 - 15:07

O projeto da pavimentação asfáltica do trecho que liga Cerro Azul a Doutor Ulysses (PR-092), no Vale do Ribeira, Região Metropolitana de Curitiba, foi bem recebido pelos moradores e usuários da região. O governo está investindo R$ 1,7 milhão no projeto, que deverá ser concluído até o fim deste ano, com previsão de início da pavimentação em 2014.

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão trabalhando na topografia e análise do solo da estrada, para elaborar o projeto executivo de pavimentação dos 53 quilômetros do trecho. A pavimentação vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas da região Leste do Estado.

“Doutor Ulysses é um dos municípios que estava isolado por não ter acesso asfáltico. A pavimentação vai ajudar no desenvolvimento da cidade, permitindo atrair empresas e melhorar o escoamento de produtos locais, como madeira, poncã, feijão e mandioca”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A atual condição da estrada de chão batido, principalmente por causa das constantes chuvas, dificulta o tráfego e o acesso a outras regiões. Motivo de constante reclamação dos moradores e usuários locais.

“Essa estrada está terrível e dificulta o acesso a outros lugares, onde há médico, banco e mercado. Nós moramos longe de Cerro Azul, então a situação fica pior ainda. O asfalto vai melhorar a nossa vida”, desabafou a estudante Érica Welche, de 17 anos, moradora da região.

Para o motorista de caminhão Marcelo Januário, de 30 anos, o tempo que se perde ao trafegar este trecho da PR-092 é o que mais o desanima. “Gasto duas horas para fazer esse trecho, que é muito complicado. Com o novo asfalto economizarei metade desse tempo e não vou mais estragar meu caminhão nesses buracos. Além do escoamento da minha mercadoria, que será melhor”, disse o caminhoneiro.

O enfermeiro, Esequiel Bestel Júnior, de 29 anos, do posto de saúde de Doutor Ulysses, diz que o asfalto trará o desenvolvimento de toda a região. “A pavimentação desse trecho trará melhorias no transporte e também na infraestrutura, beneficiando todos os moradores da região”.

A valorização da região e dos produtos locais é o que mais anima o comerciante Trajano Pino, de 66 anos, com a pavimentação da PR-092. “Vai mudar a nossa vida da noite para o dia. Tudo ficará mais valorizado com o novo asfalto, como os imóveis, mercadorias e dinheiro. A região vai crescer, melhorando a economia, o acesso e o valor de tudo que temos aqui”, diz o comerciante.

OBRA - As equipes contratadas pelo DER já estão fazendo o levantamento do relevo, verificação da necessidade de melhorias no traçado da rodovia e avaliação de onde há necessidade de obras especiais, como viadutos. Com estes dados, são feitos os projetos de terraplenagem e pavimentação, de construção de bueiros (onde passarão os riachos e córregos) e as pontes.

A pavimentação da estrada vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas da região Leste do Estado.