Pesquisa de origem e destino de passageiros ajuda a planejar ajustes 10/11/2015 - 18:40

O governo do Estado já realizou uma pesquisa Origem e Destino (OD) em 2014 para conhecer a proporcionalidade de passageiros metropolitanos e ajustar as prioridades do sistema de transporte coletivo. Esta pesquisa, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os passageiros que se deslocam de/ou para municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) representam 31,2% das viagens dos ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Como a pesquisa mostrou que o volume de passageiros da RMC é maior do que o estimado, isto reduziu os custos do sistema metropolitano e consequentemente o valor do subsídio mensal repassado pelo Governo do Estado ao sistema.

Em 2015 o governo do Estado reduziu o subsídio de R$ 7,5 milhões/mês para R$ 4 milhões/mês, buscando o equilíbrio econômico-financeiro e mantendo a integração físico-operacional na Rede Integrada de Transporte Metropolitano (RIT/M).

Baseada no resultado da pesquisa OD, a Comec (Coordenação da Região Metropolitano de Curitiba), responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo metropolitano, tem feito aprimoramentos e ajustes necessários no sistema. Por exemplo: o estudo captou a demanda dos passageiros com relação à integração de novas linhas e a Comec está analisando a viabilidade e econômica para novas ligações, principalmente que possibilitem a integração entre municípios, sem passar por Curitiba.

PESQUISA
A pesquisa OD foi contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Comec e contou com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

De março a outubro de 2014 a Fipe analisou o deslocamento dos passageiros dos 14 municípios que fazem parte da RIT/M. Foram entrevistados 128.655 passageiros de todas as linhas da rede e também de linhas não integradas. Foi a primeira vez desde a criação da RIT, em 1979, que foi feito um levantamento desse porte e com essa metodologia.