Pinhais e Piraquara conhecem projeto de duplicação da PR 415 26/07/2013 - 11:22

Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) apresentaram no dia 25 de julho a representantes das prefeituras de Piraquara e Pinhais o projeto básico de duplicação da rodovia PR 415, que liga os dois municípios. Na audiência pública, foram mostrados detalhes da nova rodovia, que terá seis faixas de circulação, além de ciclovia e calçadas.

“O encontro foi produtivo e democrático, pois permitiu que os municípios apresentassem as suas sugestões, que podem contribuir com o projeto e tornar a obra mais próxima da necessidade dos moradores da região”, disse o prefeito de Piraquara, Marcus Mauricio de Souza Tesserolli.

O projeto do DER-PR prevê ampliação da circulação entre os dois municípios, por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, sendo que 90% são automóveis leves e motos. No primeiro trecho, entre o Rio Atuba e o Carrefour Pinhais, a proposta é implantar mais uma faixa de circulação, nos dois lados da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de 3,9 quilômetros. Também serão construídas ciclovia e calçadas, além de passarelas. A nova faixa terá prioridade para os ônibus e será usada para conversões de veículos.

O segundo trecho, entre Pinhais até Piraquara, terá seis faixas de circulação, contra as atuais duas faixas. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e as conversões dos veículos. O estudo também apontou a necessidade de construir pontos de retorno, passarelas, ciclovia, calçadas e uma iluminação central.

Além de pegar sugestões das prefeituras, o encontro também serviu para informar as equipes técnicas da Copel e Sanepar sobre as intervenções programadas, permitindo que as duas empresas se preparem para fazer as obras em conjunto com o DER.

A meta é concluir os ajustes do projeto e também finalizar o projeto executivo até outubro para permitir que a licitação seja lançada no início do ano que vem.