Pinhais realiza I Seminário Municipal da Diversidade 21/11/2012 - 11:13

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo nos Palmares, por isso nesse dia comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data reforça a necessidade da conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na cultura brasileira. E é com base no ideal de promover a paz entre os povos, ressaltados nas políticas de igualdade, que buscam um tratamento de respeito e igualitário, que acontece o I Seminário Municipal da Diversidade de Pinhais, no dia 23 de novembro.

O evento traz em sua programação diversas palestras que abordam temas como a que será ministrada por Celso Jose dos Santos, "Do Escravismo Religioso às Políticas de Ações Afirmativas". A estimativa é que mais de 300 pessoas participarão do Seminário, que será realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação - Cenforpe, que contará também apresentações culturais e exposições sobre a temática.

"A sociedade brasileira é composta por diversos grupos étnico-raciais que a torna peculiar em termos culturais, destacando-se como uma das nações mais ricas do mundo. Porém, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, que impossibilitam um pleno desenvolvimento econômico, político e social", ressalta Solange Rocio da Penna da Seção de Apoio - Educação de Jovens e Adultos e Diversidade, da Secretaria de Educação de Pinhais.
Segunda Solange o Brasil vem contribuindo nas diversas instâncias do governo, da sociedade civil organizada e da academia, na elaboração e no desenvolvimento de ações que visam respeitar as diferenças e promover a luta contra as distintas formas de discriminação, entre elas, a étnico-racial. "O desafio de promover o intercâmbio de conceitos e melhores práticas, que resultem em benefício de nossas sociedades, se torna a grande mola propulsora na valorização da diversidade", finaliza Solange.