Polícia Militar cria 3º Subgrupamento de Bombeiros em Colombo 13/04/2011 - 16:40

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná criou nesta terça-feira (12 de abril) o 3º Subgrupamento de Bombeiros (SGB) em Colombo. A subunidade integra o 7º Grupamento de Bombeiros, responsável pelos trabalhos em 31 bairros de Curitiba e 14 municípios da Região Metropolitana. Os 14 bombeiros militares e 12 bombeiros comunitários que já realizavam trabalhos no local foram mantidos.

O 3º Subgrupamento de Bombeiros substitui o Bombeiro Comunitário criado em 2004 e composto pelos agentes de defesa civil que realizam atendimentos de prevenção e combate a incêndios. Além dos novos integrantes, apoiados pelos agentes anteriores, o local ganhou um caminhão de água, uma ambulância, uma viatura para atender operações (resgate) e uma viatura leve.

Os trabalhos de análise de processos de vistorias para emissão de alvarás a empresários de Colombo e de outras seis cidades da região, antes feitos no município de Campo Largo, passarão a ser realizados no novo subgrupamento.

De acordo com o coronel Sérgio Filardo, comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, e que representou o comandante-geral da Policia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, na cerimônia, a inauguração do novo SGB representa um avanço para a cidade de Colombo, que passa a contar com melhor atendimento.

PARCERIA - Os bombeiros comunitários são funcionários da prefeitura cedidos por meio de parceria entre os governos municipal e estadual. Eles receberão treinamento e supervisão do Corpo de Bombeiros para atuar na prevenção de acidentes e continuarão realizando os trabalhos em Colombo em parceria com os bombeiros militares, de forma inédita no Estado. “O trabalho deles é de altíssimo nível e com grande senso de comprometimento”, diz o major Osair de Jesus Ribeiro Filho, que comandou o Bombeiro Comunitário desde sua criação.

“Inicia-se aqui hoje um projeto piloto. Os agentes de defesa civil continuam nas suas atividades de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros assume sua missão constitucional, que é de combate e prevenção de incêndios, primeiros socorros e outras ações”, esclareceu o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Silva.

NOVO COMANDO – O tenente Murilo Cesar Nascimento assume o comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros, que fará o atendimento mais rápido à população nos casos operacionais. “Vamos ter uma guarnição maior e o atendimento com certeza será melhor. O que a gente espera é a melhoria na qualidade dos trabalhos, principalmente na parte de prevenção e de análise de projetos”, afirmou.

De acordo com comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hércules Donadello, apesar de o trabalho ser focado no município de Colombo, caso necessário outras cidades da região metropolitana poderão ser atendidas pelo subgrupamento.

O 3º Subgrupamento recebeu o nome do coronel Altevir Lopes, ex-comandante do Corpo de Bombeiros. “Meu pai dedicou a vida ao Corpo de Bombeiros e, onde ele estiver, ficará feliz”, disse a filha do homenageado, Nádia Lopes.