Polícia Militar e Guardas Municipais farão operação em terminais 15/05/2020 - 20:16

A Secretária de Segurança Pública do Estado do Paraná- SESP, em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec e Guardas Municipais das principais cidades da Região Metropolitana, iniciaram um trabalho de orientação à população nos terminais de ônibus metropolitanos. O objetivo é fiscalizar o uso de máscaras de proteção individual e orientar quanto ao distanciamento social entre os usuários, duas medidas consideradas importantes no enfrentamento ao coronavírus.

A ação é coordenada pela SESP e realizada com a participação das Guardas Municipais de Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Os municípios que não possuem Guarda Municipal, tais como: Tijucas do Sul, Itaperuçu, Contenda, Campo Magro, Rio Brando do Sul e Almirante Tamandaré, terão atuação da Polícia Militar.

Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, a ação é importante, principalmente neste momento em que a disseminação do vírus é considerada sob controle. “No início da semana ainda encontrávamos algumas pessoas, por exemplo, sem máscaras, e isso é muito perigoso para toda a população. Alguns nem sabiam que o uso agora é obrigatório por lei. E a Polícia Militar em conjunto com as Guardas Municipais, estão aqui para dar essa orientação”.

“É importante lembrar que neste início, a operação não possui caráter punitivo ou restritivo ao usuário, e sim orientativo. Mas é bom lembrar que a Lei prevê multa a quem não estiver utilizando máscaras em locais públicos, como interior dos ônibus e terminais”, destacou o presidente.

O Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, destacou que a operação não se restringe apenas aos terminais. “Temos realizado ações em agências bancarias, principalmente nas agências das Caixa Econômica, onde estamos encontrando certa aglomeração devido o saque do Auxílio Emergencial do Governo Federal, e nos principais centros e ruas comerciais. Mas a participação de todos é importante nesse momento, cada cidadão precisa fazer a sua parte.”

Neste primeiro momento, a ação tem previsão para acontecer até o dia 27 de Maio, podendo ser prorrogada por mais tempo de acordo com a necessidade da população.