População aprova revitalização da Estrada do Cerne 11/04/2018 - 11:01

Desde janeiro, moradores e trabalhadores de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, têm mais conforto e segurança para fazer o deslocamento pela PR-090, a principal ligação entre o município e a capital paranaense. Desde 2016, a Estrada do Cerne, como é mais conhecida, recebeu obras de ampliação e revitalização, além de um conjunto de serviços que melhoraram as condições de trafegabilidade em 11 quilômetros da rodovia.
Proprietário de um comércio centenário na cidade, Luiz Antonio Jarek aprova a revitalização. “Agora está mais rápido ir para Curitiba, economizo tempo, economizo nos gastos com meu carro, facilitou bastante”, explica.
MELHORIAS – A revitalização da Estrada do Cerne beneficia cerca de 30 mil moradores de Campo Magro que utilizam diariamente a rodovia. As obras foram executadas entre o entroncamento com a PR-418 (Contorno Norte) e o perímetro urbano da cidade. O Governo do Paraná investiu na obra cerca de R$ 30 milhões em recursos próprios.
A PR-090 recebeu novas calçadas que aumentaram a segurança de quem caminha ao longo do trecho de 11 quilômetros. José Antônio da Silva destaca o fim de uma longa espera para ter mais conforto em suas caminhadas pela região. “Em 20 anos que eu moro aqui espero por essas calçadas, sempre falavam que iriam sair e agora virou realidade”, destaca.
Os novos pontos de ônibus que foram construídos nos dois sentidos da Estrada do Cerne também facilitam a rotina de quem usa o transporte público. Morador há 20 anos em Campo Magro, o aposentado João Porfirio da Silva destacou o conforto destas novas instalações “Estes novos pontos ficaram muito bons pois protegem do sol e da chuva”, resume.
OBRAS – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) implantou 2,5 quilômetros de duplicação na Rodovia do Cerne, quatro trechos com terceiras faixas – totalizando 2,9 quilômetros – e mais seis interseções em nível para melhorar os acessos aos bairros da região. Também foram executados outros serviços complementares, como a construção de acostamento e ciclovia ao longo da rodovia.
Uma nova ponte sobre o Rio Verde, com extensão de 10 metros, foi construída no km 20,4, próximo à Prefeitura de Campo Magro. O serviço fez parte de uma série de obras de drenagem para solucionar os problemas de enchentes que eram frequentes em períodos de grande volume de chuvas.
HISTÓRIA – A Estrada do Cerne foi construída no governo de Manoel Ribas (1932/1945), como ligação entre o Norte Pioneiro e Curitiba, para facilitar as exportações de café pelo Porto de Paranaguá. Parte da rodovia original foi pavimentada e revitalizada no governo de José Richa, obra concluída em 1985.

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