População de Pinhais comemora um ano de atividades do Centro da Juventude 06/12/2013 - 14:49

A comunidade do bairro Maria Antonieta, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, se reuniu no dia 04 de dezembro para comemorar um ano de intensas atividades no Centro da Juventude do município. A unidade foi viabilizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), junto com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, com recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia). Somente neste primeiro ano foram beneficiadas diretamente 619 pessoas com a promoção de 28 diferentes cursos.

Desde 2011, o Governo do Estado já entregou 22 Centros da Juventude em todo o Paraná. Além de cursos de qualificação, as unidades voltadas para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens ofertam muitas outras atividades culturais, esportivas e de lazer. “Dá muita satisfação ver o resultado do trabalho que vem sendo realizado nos Centros da Juventude. Os jovens encontram um lugar onde são protagonistas e podem desenvolver suas potencialidades”, afirmou a secretária da Família, Fernanda Richa.

Para a secretária de Assistência Social do município, Rosângela dos Santos, o Centro da Juventude é um ambiente que propicia o fortalecimento da família. “Visamos a geração de renda e aprendizado. Porém, o mais importante é o fortalecimento familiar. Ao ver a possibilidade de seus filhos se tornarem independentes e preparados para enfrentar a vida, os pais respiram aliviados e sentem-se mais seguros”, disse.

A satisfação de acompanhar as atividades da filha, que faz parte da turma de teatro no Centro da Juventude de Pinhais, foi demonstrada pela dona de casa Deusa Azevedo. “Aqui aprendi muito, assim como minha filha. O Centro é um local onde muitos jovens, em vez de estarem nas ruas, têm acesso à cultura e outros conhecimentos”.

Também participaram da comemoração do primeiro ano do Centro da Juventude a vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Hartkopf, os vereadores Airton Passarinho, Márcia Ferreira e Silvio Star, além de professores e alunos do Centro da Juventude, familiares e demais servidores.

INCENTIVO – Pinhais será um dos primeiros municípios onde será implantada uma bolsa-auxílio para adolescentes que vão atuar como Agentes de Cidadania dentro do Centro da Juventude. Serão 40 meninos e meninas que receberão R$150,00 por mês para dedicarem 10 horas semanais à realização de atividades de convivência, formação e cidadania.

Em 2014, a ação será ampliada para todos os Centros da Juventude do Paraná. O objetivo da ação é oportunizar a participação social e cidadã dos adolescentes e jovens e a inclusão sociocultural, prioritariamente para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

SERVIÇO - O Centro da Juventude de Pinhais atende adolescentes e jovens cadastrados com idade entre de 12 a 29 anos. É um espaço aberto a toda a comunidade do município, com oficinas, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. Para participar das ações é necessário ir ao Centro da Juventude portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Quem tem menos de 18 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsável, que também deverá apresentar a mesma documentação. A unidade fica na Rua Ataulfo Alves, esquina com a João Mendes Batista, na Vila Maria Antonieta.