População e autoridades saúdam novo Parque de São José dos Pinhais 06/06/2011 - 15:03

O frio não foi empecilho para que os são-joseenses comparecessem à inauguração oficial do Parque de São José dos Pinhais, que aconteceu na manhã de 05 de junho. O evento, que encerrou a Semana de Meio Ambiente no município, contou com diversas atividades para entreter toda a família e marcou a entrega do parque à população, atendendo a uma necessidade antiga de São José dos Pinhais.

A caminhada orientada foi a primeira atividade da manhã e contou não apenas com a melhor idade, mas com pais e crianças que aproveitaram para espantar o frio. Após a caminhada, todos puderam praticar tai-chi-chuan. Ao longo da manhã, o grupo Capoeira Brasil realizou diversas apresentações e a diversão foi garantida também por apresentações da luta marcial Aikidô, práticas de skate e grupos de dança de Street Dance e B-boys.

“Todas as atividades foram pensadas para as famílias são-joseenses, contemplando todas as idades”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou uma gincana com as crianças e também disponibilizou uma barraca de avaliação física.

Além das atividades, aconteceu uma solenidade de inauguração, que contou com a apresentação do coral dos alunos da Escola Adventista de São José dos Pinhais e, também, da Banda Marcial do município, que executou os hinos nacional e municipal. O ato solene teve presença do prefeito municipal Ivan Rodrigues, da primeira-dama Lea Rodrigues, além da secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Após o ato, aconteceu o descerramento da placa inaugural do parque, o plantio de uma muda da árvore Pau-brasil e, também, a soltura de alevinos, junto com as crianças da Força Verde Mirim.

“O parque é uma conquista muito grande para o município e é com muito orgulho que entregamos este espaço para a população de São José dos Pinhais, que há tanto tempo precisava de uma área de lazer. Espero que este seja um verdadeiro ponto de encontro das famílias são-joseenses. Para mim é uma satisfação muito grande, não apenas como prefeito, mas, principalmente, como morador de São José”, comemorou Ivan Rodrigues.

A secretária Edilaine Vieira ressaltou o orgulho por estar inaugurando o primeiro parque do município e adiantou o que ainda irá ser feito no parque nos próximos meses. “O parque abrigará também o horto municipal, que será um complexo de educação ambiental para as crianças do município. O horto contará com uma estação de tratamento de esgoto, onde as crianças poderão ver como acontece o processo. Haverá também um Jardim das Sensações, onde será possível tocar e conhecer diversos tipos de plantas”, destacou.

O vereador Assis Manoel Pereira, presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, falou em nome dos vereadores presentes no evento e elogiou o parque municipal. “Este espaço será, sem dúvida, muito importante para todos nós. Esperamos que ele se torne uma referência para as famílias que vivem em São José”, destacou.

População aprova

Ao longo da manhã o sol apareceu e, com ele, muitos cidadãos desfrutaram da estrutura do parque e das atrações programadas para a inauguração. A moradora Tatiane Précoma trouxe a família e comemorou o novo espaço. “Está tudo muito legal. Antes eu ia até os parques de Curitiba, agora não preciso mais. Temos um espaço seguro e bonito para passar os domingos e passear”, ressaltou. Como ela, Luciane Diaz, moradora de São José há 15 anos, aprovou o novo parque. “Gostei muito das benfeitorias. Virei sempre ao parque. E as atrações de hoje, estão ótimas”, comemorou.

O Parque de São José dos Pinhais está localizado nas imediações do portal da Avenida da Torres, perto da divisa com Curitiba, e é o primeiro da cidade com estrutura de lazer. Ele conta com academias da Melhor Idade e da Primeira Idade, pista para caminhada e corrida, playground infantil, lago e, também, quiosques com churrasqueiras. Para garantir a segurança dos usuários, dentro do parque há um posto da Guarda Municipal, que realiza rondas 24h, durante todos os dias da semana.

A inauguração do Parque de São José dos Pinhais contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Estiveram presentes o presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara, que representou o Governador do Estado, Beto Richa; Maurício Ferraz da Costa, chefe de Núcleo da Área Metropolitana Sul, que representou o vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns; e os vereadores municipais: Antonio Rubens Salton (Toninho da Farmácia Anderson), Joel Gomes de Almeida, José Vieira, Lúcia Stocco, Ubiratan Pedroso (Bira do Banco), Walder Mulbak, Onildo Francisco dos Santos e Ariete Carvalho (representando o vereador Carlos Machado). Diversos secretários do município também estiveram presentes no evento. Fonte AI