Praça dos Esportes e da Cultura será construída em Araucária 27/08/2012 - 15:16

Araucária vai ganhar mais uma importante obra para promoção da cidadania em áreas de vulnerabilidade social. Foi publicado no dia 22 de agosto o aviso de licitação para contratação da empresa de engenharia que irá executar as obras de construção da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). Situado no loteamento Jardim Botânico - bairro Capela Velha e com área construída de 1021,54 m², trata-se de um espaço estruturado para integrar diversas atividades e serviços demandados pela região.

O custo total da obra será de R$ 2.578.567,72 (construção; mobiliário e equipamentos de áudio, vídeo e teatro; e mobilização social), sendo que a Prefeitura do Município de Araucária irá investir R$ 580.517,72 e irá receber R$ 1.998.050,00 por meio do Contrato de Repasse nº 363.441-96/2011 firmado com o Ministério da Cultura, tendo a Caixa Econômica Federal como agente financiador. Os recursos financeiros são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II do governo federal.

A PEC é um equipamento público idealizado pelo governo federal. Trata-se de um espaço físico onde serão integrados programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O objetivo é promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social e ampliar o acesso a serviços públicos.

O projeto do governo federal é padrão e cabe às Prefeituras escolherem o modelo mais adequado e adaptá-lo à realidade do município. Em Araucária, a PEC terá dois edifícios multiuso dispostos em uma praça e contará com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Localização
Na região escolhida para a implantação da Praça dos Esportes e da Cultura existem áreas ocupadas irregularmente e caracterizadas por situações de vulnerabilidade social, como Arvoredo, Favorita e Portelinha. No processo de seleção dos municípios, o governo federal priorizou aqueles que irão construir o espaço como complementação de obras de urbanização do PAC I. Sendo assim, a PEC de Araucária atenderá também a ocupação 21 de Outubro, uma área sujeita a alagamentos onde vivem 310 famílias.

Com recursos do PAC/FNHIS – Urbanização de Assentamentos Precários, a Prefeitura desenvolveu um projeto de reassentamento e regularização fundiária da ocupação 21 de Outubro. O projeto vai transferir 174 famílias para o loteamento Jardim Arvoredo II, onde casas estão sendo construídas especialmente para o reassentamento. As 136 famílias restantes vão permanecer na ocupação 21 de Outubro, que passará por um processo de recuperação ambiental e urbanização.

O secretário de Planejamento Leonardo Brusamolin Junior falou sobre a escolha do local. “Trata-se de uma região carente, que apresenta alto índice de vulnerabilidade e risco social e que, por isso, demanda por equipamentos comunitários e serviços públicos. Com a PEC vamos suprir diversas necessidades da população e dar mais oportunidades e qualidade de vida a todos que vivem na região”, afirma.

Prazos
A entrega dos envelopes será no dia 24 de setembro e a abertura acontecerá no mesmo dia, no Departamento de Licitações e Compras da Prefeitura. Depois do anúncio do vencedor da licitação e da assinatura do contrato entre a Prefeitura e a empresa que irá executar as obras, o prazo de construção da Praça dos Esportes e da Cultura é de 12 meses.