Prazo para entrega de Planos Municipais de Assistência Social termina dia 22 10/05/2012 - 11:08

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds) informa que o prazo para entrega dos Planos Municipais de Assistência Social (PMAS) termina no dia 22 de maio. Os gestores municipais de assistência social devem registrar as informações no sistema disponível no site da Seds (www.família.pr.gov.br) e o Conselho da Assistência Social de cada município deve validar os dados.

O Plano é um instrumento democrático e descentralizado para diagnosticar, planejar e indicar ações que contribuam para a efetivação da política de assistência social.

Segundo a assistente social Larissa Tissot, coordenadora da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o plano deve incluir o planejamento da atuação e os programas que serão executados pela rede de proteção social do município para atendimento à população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal.

É também um instrumento utilizado na fiscalização do cumprimento das ações programadas na área da assistência.

“A nova metodologia do plano também prevê a integração entre diversos instrumentos de planejamento e monitoramento”, explica Larissa.

Desde o mês de janeiro deste ano a Seds vem orientando os municípios no processo de elaboração estratégica dos seus PMAS. Além de reuniões técnicas presenciais realizadas pelos escritórios regionais da Secretaria nos municípios, também foi realizada uma capacitação específica para elaboração do Plano para mais 1.600 participantes em todo o estado.

Esse treinamento faz parte do projeto de capacitação da Seds que investirá R$ 12 milhões até 2014. Serão cerca de 65 mil vagas para gestores municipais e profissionais de todo o Paraná que atuam na área da assistência social.