Prefeitos da região metropolitana participam da primeira reunião da Assomec 05/05/2011 - 16:55

Prefeitos da Região Metropolitana participaram no dia 04 de maio da primeira reunião promovida pela nova diretoria da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba). O evento foi realizado no Bosque da Uva, em Colombo. “Nestas reuniões procuramos apresentar soluções conjuntas para a melhoria dos municípios”, disse o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, José Antônio Camargo (J. Camargo).

O coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara, lembrou que a gestão do governador Beto Richa é pautada pelo diálogo e transparência. “E é assim que estamos trabalhando na Comec, onde reativamos os Conselhos Deliberativo e Consultivo, para discutir os projetos da metrópole”. Ele explicou que a instituição vai promover reuniões descentralizadas por região: Núcleo Urbano Central, Norte e Sul. Além disso também está reativando as Câmaras Técnicas, como a do Sistema Viário Metropolitano e da Agricultura.

O secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, José Roberto Borghetti, informou que em 22 de março, no Dia Mundial da Água, foi entregue à Secretaria Nacional de Saneamento a Carta de Princípios Cooperativos pela Água da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em função disso, já está em andamento o 1° Projeto de Gestão Integrada das Águas da RMC.

O presidente do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Clever Almeida, que estava representando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, falou sobre a importância da união para o desenvolvimento da metrópole. Comentou também sobre o setor do turismo na Copa do Mundo de 2014, pois estão sendo feitas sinalizações indicativas na capital que também poderão indicar os pontos turísticos relevantes da RMC.

PROJETOS

Durante a reunião, a arquiteta Rebeca Paciencioso apresentou o Projeto Moradia Sustentável que trabalha com a cadeia produtiva do bambu. O diretor da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Sandro Vieira, apresentou o projeto Cidades Inovadoras. E o tenente coronel Ricardo Silva, do 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros, explicou sobre o trabalho que vai realizar junto a região metropolitana.