Primeira etapa do PAC Guarituba entrega 212 casas 21/05/2012 - 16:36

O governador Beto Richa participou no dia 21 de maio, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, da entrega de 212 casas do Residencial Madre Teresa de Calcutá. As moradias compõem a primeira etapa do PAC Guarituba, uma ação conjunta do governo federal em parceria com o Governo do Estado.

O valor total do empreendimento chega a R$ 98 milhões, com recursos do Ministério das Cidades, repassados pela Caixa Econômica Federal. O governo estadual investiu R$ 25 milhões nas obras. “Vemos hoje materializado o sonho acalentado há anos por famílias humildes de Piraquara que terão a partir de amanhã uma vida mais digna. É uma ação que justifica o nosso mandato”, disse o governador.

De acordo com Richa, também estão sendo realizadas na região do conjunto obras de infraestrutura urbana, como rede de abastecimento de água de esgoto, energia elétrica, iluminação pública, galerias de águas pluviais, pavimentação, sinalização, paisagismo, transporte coletivo e equipamentos urbanos.

O governador lembrou que o Estado passa por um momento de transformação na área habitacional, com o programa Morar Bem Paraná, que prevê até 2014 atender mais de 100 famílias com moradias urbanas e rurais. “Nos oito anos da gestão anterior apenas 18 mil famílias foram contempladas com programas habitacionais”, destacou.

Para o diretor de Política de Acessibilidade e Planejamento Urbano, do Ministério das Cidades, Antonio Borges dos Reis, destacou como positiva a parceria do Governo do Estado com o Ministério. “O Paraná mostra que é importante firmar parcerias em prol da população, famílias que habitavam casas em condições subumanas agora terão sua casa própria”, afirmou.

“Neste momento demonstramos o comprometimento do governo estadual com o cidadão e honramos o compromisso de proporcionar mais qualidade de vida para os paranaenses”, disse o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche. Segundo ele, somente no ano passado foram contratadas, regularizadas e entregues 27 mil novas casas em todo o Estado.

O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, reforçou ser fundamental a integração entre os governos federal, estadual e municipal, e disse que a prefeitura oferta suporte para a transferência das famílias para a área.

ECONOMIA – Cada família contemplada com a nova casa recebeu uma geladeira, chuveiro com recuperador de calor e um conjunto de lâmpadas fluorescentes, numa ação inédita do Governo do Estado, por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Além de promover a redução de consumo de energia elétrica com equipamentos adequados, pensamos também no bem-estar e na qualidade de vida de cada família”, disse o superintendente comercial de distribuição da Copel, Carlos Roberto Vriesman.

PAC GUARITUBA – O projeto, que teve início em 2007, atenderá mais de 8 mil famílias com novas moradias e regularização fundiária. “O Governo do Estado agilizou as obras que estavam sendo conduzidas em um ritmo lento e agora atende uma das comunidades mais carentes de Piraquara”, disse o governador. Ele destacou que a continuidade do projeto está em andamento na Cohapar.

Nas áreas que estavam ocupadas irregularmente, é realizada a recuperação ambiental, com retirada das famílias das áreas de risco e criação de três parques com infraestrutura de lazer e preservação ambiental, evitando a sua reocupação.