Pró-Metropole discute soluções integradas para RMC 20/04/2017 - 10:18

O Comitê Gestor do Pró-Metrópole esteve reunido no dia 19 de abril para definir eixos de atuação. O movimento, que busca integrar os municípios da Grande Curitiba em busca de soluções comuns, teve os principais representantes reunidos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Centro Cívico. O prefeito Rafael Greca, presidente do comitê, abriu a sessão manifestando a importância da aproximação dos entes públicos e privados dos diversos municípios. “É uma espécie de parlamento dos prefeitos, secretários e vereadores da Região Metropolitana de Curitiba”, explicou.
A reunião teve início com uma palestra do gerente da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Antônio Carlos Gerardi, sobre a importância da água para o desenvolvimento econômico. Gerardi também explicou os projetos da empresa para a região feitos atualmente e o que é será realizado nos próximos anos. Greca solicitou que se abra um grupo de trabalho estruturante para o estudo do abastecimento de água local. “Quero trabalhar fortemente com a ideia da preservação dos mananciais de Curitiba, por isso convidei a Sanepar a integrar o grupo”, disse o prefeito. Nesse contexto, Greca citou os rios Verde e Miringuava, além de outros que estejam livre de povoamento em suas margens.
Na sequência, foi discutido o incentivo aos polos produtivos da RMC, com uma palestra do gerente de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep, Marcelo Percicotti. O comitê definiu um grupo de trabalho que possa auxiliar a instalação de empresas e possibilidade de investimentos para financiar o fortalecimento desses polos, que geram emprego e renda. O diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, lembrou que todos os envolvidos têm uma oportunidade em mãos. “São projetos dessa envergadura que podem alavancar a economia local.”
A última palestra abordou a criação de um grupo de trabalho para acesso a mercados, que envolveria os setores de contas de todos os municípios, mas que pode envolver o setor privado. O consultor do Sebrae/PR e gestor de projetos com foco em ambiente de negócios, Vinicius Milani, explicou como a organização pode auxiliar na integração das compras municipais, fazendo com que elas sejam feitas, prioritariamente, entre os municípios, criando um mercado comum metropolitano. O vice presidente da Fiep e vice-presidente do Pró Metrópole, Hélio Bampi, enalteceu a iniciativa. “Temos que fazer com que essa riqueza orçamentária circule localmente”, disse. Entre outros aspectos, Milani abordou a definição de um fluxo de trabalho no processo de integração que dê segurança jurídica para os gestores municipais.
Greca também lebrou do trabalho que vem sendo feito na área do transporte coletivo assim como na área de segurança pública. “Acabamos de criar o Consórcio de Guardas Metropolitanas, que serão treinadas na academia da Guarda Municipal de Curitiba”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, considerou o resultado da reunião positivo. “Tivemos uma grande participação dos representantes municipais e todos os temas apresentados foram aprovados na íntegra”, concluiu.
Estiveram na reunião o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Faciap/PR, Marco Tadeu Barbosa; o prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Márcio Wosniack; o prefeito de Almirante Tamandaré e vice-presidente da Assomec, Gerson Colodel; a vice-prefeita de Araucária, Dona Hilda; o prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa; o vice-prefeito de Bocaiúva do Sul, Adriano Polli Taverna; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande do Sul, Frederico Bernarde; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo, Antônio Ricardo Milgioransa; o secretário de Planejamento de Itaperuçu, César Bittencourt; o secretário de Indústria e Comércio de Mandirituba, Edelar Camparim; o secretário de Governo de Campo Largo, Jean Marcel Torres; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Genésio Siqueira; o prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza; o prefeito de Quatro Barras, Ângelo Andreatta, e o vice-prefeito Roberto Adamoski; o secretário de Indústria e Comércio de São José dos Pinhais, Giam Celli; e o prefeito de Tijucas do Sul, Antônio César Matucheski.