Processo na elaboração do PDUI do Rio de Janeiro é debatido por técnicos da Comec. 21/05/2019 - 13:40

foto da reunião

A Comec recebeu na manhã desta terça-feira (21) o Arquiteto e Urbanista Vicente Loureiro, em uma reunião para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, da Região Metropolitana de Curitiba.

Loureiro foi Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, no momento em que se elaborou o PDUI da Região Metropolitana do Rio, e atendeu o convite do presidente da Comec Gilson Santos, para expor os desafios e soluções encontradas na elaboração do Plano da cidade.

Segundo Santos, “O PDUI de uma cidade com as dimensões do Rio de Janeiro, não pode deixar de ser uma referência para nós, e ter a oportunidade de conversar com pessoas que estiveram diretamente envolvidas neste processo é de um enriquecimento indescritível”, destacou.

Desde o início desta gestão, a Comec iniciou o processo de elaboração do PDUI da RMC, que foi dividido em seis etapas: 1 – Preparação; 2 – Definição do escopo; 3 – Elaboração; 4 – Consolidação do plano; 5 – Aprovação e 6 – Revisão. Atualmente a Comec trabalha na elaboração do Termo de Referência, que irá permitir a licitação da empresa responsável pelo PDUI sob a coordenação da Comec. Todo o processo, até a entrega final do Plano, deverá levar em torno de 2 anos e custar cerca de R$12 milhões. Segundo o Diretor Geral da Comec Raphael Rolim, “a elaboração do PDUI é um processo longo, porém importante e irá orientar o crescimento da Região Metropolitana pelos próximos 20 anos ou mais. Por isso, a participação de toda a sociedade neste processo será fundamental”.

O PDUI é um documento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana, fixando também as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. O PDUI da Região Metropolitana do Rio de Janeiro contou com um amplo processo participativo com mais de 3 mil colaboradores, e tendo como horizonte o ano de 2040. Seus estudos e documentos somam mais de 5 mil páginas de textos e cartografias, dispostos em 18 relatórios e uma publicação final com cerca de 800 páginas.

Participaram da reunião o presidente da Comec Gilson Santos, o Diretor Geral Raphael Rolim, o Chefe de Gabinete da presidência Gabriel Hubner, o Diretor Técnico Felipe Constantino, o Diretor de Transportes Wilianson Correa, o Coordenador DIVFC Jean Dal Pra, o técnico de planejamento Milton Campos e a Diretora do Departamento de Infraestrutura da Prefeitura de Pinhais Karime Fayad.

Foto: Maurilio Cheli